Mais de 360 animais já foram apreendidos este ano perambulando pelas ruas de Juazeiro

0

animais-soltos-juazeiro

De janeiro a setembro deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (Semaop) de Juazeiro (BA) já apreendeu 364 animais de médio e grande porte perambulando pelas ruas da área urbana. Todos são levados para o curral municipal. Desse quantitativo, mais da metade possui um proprietário e o mesmo, ao saber da apreensão, paga a multa e retira animal. No entanto, poucos dias após a retirada, eles voltam a soltar novamente os animais. Segundo a assessoria da Semaop, o trabalho de fiscalização é realizado diariamente pelas ruas da cidade.

A multa para a retirada de um animal é contabilizada por Valor de Referência Fiscal (VRF), da seguinte forma: primeira apreensão – um VRF no valor de R$ 112,77; Se o animal apreendido for reincidente o valor dobra e as multas podem chegar até R$ 563,85. Os animais apreendidos ficam no curral municipal por até 72 horas e, caso os proprietários não apareçam, os mesmos são doados.

A fiscalização é diária, mas a partir de janeiro 2017 a recuperação do animal apreendido ficará ainda mais difícil porque as instalações do curral municipal serão transferidas para o interior. Essa medida visa a impedir o que vem acontecendo em nossa cidade. A secretaria apreende, o proprietário retira e volta a soltar novamente na área urbana. O êxito do nosso trabalho depende da parceria com a população esperando que compreenda que a criação de animal não é proibida, desde que não coloque em risco a vida de outras pessoas“, explicou o secretário Agenor de Souza.

Incidência

Os bairros com maior incidência de apreensões são Castelo Branco, Santo Antônio, João Paulo II, Dom José Rodrigues, além do Residencial São Francisco e área do Mercado do Produtor. A Semaop informa que a população pode denunciar e fazer reclamações pelos telefones (74) 3613-3350 ou 3613-3550 e a identificação será mantida em sigilo. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome