Mais de 20 tremores foram registrados este ano em PE, inclusive no Sertão

por Carlos Britto // 23 de setembro de 2021 às 12:31

Foto: reprodução

Pernambuco já registrou mais de 20 tremores de terra só em 2021 – Vinte e seis abalos sísmicos foram registrados de 1º de janeiro a 22 de setembro, segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN). Alguns deles puderam ser sentidos pela população, mesmo classificados como de baixa intensidade, com magnitude de 1 a 3, na Escala Richter, que mede os fenômenos em escala de 1 a 10.

As atividades foram percebidas nas regiões Agreste (17), Grande Recife (6) e Sertão (1). De acordo com o geofísico Eduardo Menezes, os eventos mais comuns, observados no Agreste, acontecem devido ao “Grande Lineamento”, uma condição geológica presente na região.

Os tremores na região de Caruaru e outros municípios são normalmente provenientes de falhas geológicas que entram em atividade e geram os mesmos. As magnitudes atuais registradas são consideradas de baixa intensidade, mesmo sendo sentido por populares e ouvido também. Mas não provoca nenhum dano material”, explicou o profissional. Já nas demais regiões, os eventos acontecem de forma “esporádica”, segundo o geofísico. “[Esses eventos] não apresentam no momento uma sequência, isso ocorre em diferentes regiões, é comum”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *