Maior e mais confortável, Casa de Apoio do TFD de Juazeiro tem novo endereço em Salvador

0
Foto: Ascom PMJ/divulgação

Maior, mais confortável e bem arejada, a nova sede da Casa de Apoio para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Juazeiro (BA), localizada em Salvador (BA), passará a funcionar a partir da próxima segunda-feira (9) na Rua Alagoinhas, Bairro Vermelho. O serviço funcionou, desde julho de 2016, na Rua Salete, nº 3, nos Barris. O novo local já foi sede da casa de apoio em anos anteriores e agora passou por reformas que vão beneficiar ainda mais os usuários.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), alugou e reformou a nova casa de apoio para oferecer melhor comodidade e segurança aos 4 mil pacientes de Juazeiro que buscam tratamento na capital baiana. “Com a mudança de imóvel nosso trabalho dobrou. Nossa equipe está de plantão realizando trabalhos como manutenção dos cômodos, limpeza completa, troca de lâmpadas, pequenos reparos, entre outros. É um trabalho de cuidado com os pacientes de Juazeiro que nos dá prazer em poder ajudar quem mais precisa“, ressaltou o gestor de Políticas Públicas da Sesau, Alfredo Ferreira.

O serviço do TFD em Juazeiro direciona os pacientes que precisam de tratamento (exames, consultas e cirurgias de alta complexidade) para Salvador. A nova residência será bem mais ampla e confortável, com sete quartos, sendo um reservado para cadeirantes e outro para pacientes infantis, além de sete banheiros, sala, cozinha, despensa, área de serviço, varanda, terraço e garagem. Na parte de baixo da casa foram separados quartos para funcionários e motoristas.

De acordo com a coordenadora do TFD, Isabella de Souza, o objetivo da mudança de endereço é receber melhor os usuários que buscam atendimento no setor. “A nova casa está seguindo todas as normas que o Ministério Público, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária estão exigindo em questão de segurança e de acomodação. A antiga casa não comporta a quantidade de pacientes que temos, por ser menor e mais apertada, além de ser quente. Agora, os pacientes terão uma área aberta para circular, para caminhar. Vai ser melhor para todo mundo“, explicou Isabela.

Elogios

Ednalva de Souza é usuária do TFD há vários anos por causa de um tratamento de linfoma, e atesta a melhora. “Tem 11 anos que preciso vir aqui me tratar. Desde que mudamos para a casa nos Barris, sofremos por causa de espaço, de calor. Tem vez que eu chego aqui espero horas por uma cama para conseguir descansar. A casa do Rio Vermelho é bem maior, bem mais espaçosa, já frequentei lá também. É ideal para a quantidade de gente que usa o TFD. Minha saúde é outra hoje, sou outra pessoa, estou muito melhor. Sou feliz e agradeço muito por isso“, revela emocionada a dona de casa.

A estudante Nayara Fernandes trouxe a filha Lara para uma consulta com um especialista e conta estar “sem palavras” para agradecer pela mudança. “Eu trouxe minha menina para investigar um problema renal e é muito desconfortável ficar num espaço lotado e quente, ter que dividir quarto com pessoas de todas as idades, sendo que ela só tem três anos. Com essa mudança tudo ficou melhor e agora vamos ter quartos para as crianças. Agradeço ao prefeito porque vi que ele é uma pessoa que se preocupa com os pacientes“, completa. Para mais informações o paciente pode entrar em contato pelo telefone da secretaria no (74) 3612-6550.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome