Magia da Literatura encanta comunidade rural de Juazeiro

0

sarau-massaroca-png

Os estudantes do Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira, na comunidade da Massaroca, zona rural de Juazeiro (BA), encerraram ontem (24) os estudos sobre um legado cultural importantíssimo para o país. O 4º Sarau Literário da turma abordou o tema “Modernismo Tropicália- De cara com o Brasil”.

O evento, que acontece todos os anos, é um presente poético dos estudantes para a comunidade. Em uma noite de magia e talentos, foi apresentado, na associação comunitária obras de Mário Quintana, Érico Veríssimo, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, José Américo de Almeida, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Vinícius de Moraes entre outros autores e artista que marcaram esse período histórico.

O projeto estimula a leitura dos clássicos da Literatura, desenvolve uma nova concepção de ensino, trazendo a discussão literária para mais próximo da vivência do aluno, contextualizando as obras e trabalhando a interlocução, com a intertextualidade e a transdisciplinaridade.

De acordo com a professora Janaína Cordeiro, por meio da literatura o aluno satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a literatura oferece. “Como escrevia Jacinto do Prado Coelho: ‘não há disciplina mais formativa que a do ensino da literatura. Saber idiomático, experiência prática e vital, sensibilidade, gosto, capacidade de ver, fantasia, espírito crítico. A tudo isso faz apelo à obra literária, tudo isto o seu estudo mobiliza’”, ressalta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome