Lucas Ramos sai em defesa da Ferrovia do Sertão em Pernambuco

por Carlos Britto // 09 de fevereiro de 2023 às 17:50

Foto: Reprodução/arquivo

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) colocou como pauta prioritária do seu mandato a defesa da conclusão da Ferrovia do Sertão – antiga ferrovia Transnordestina – no trecho que liga a cidade de Salgueiro, no Sertão Central, ao Complexo Industrial Portuário de Suape. O parlamentar considera “inegociável” a suspensão do projeto, segundo proposta apresentada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional à governadora Raquel Lyra, com o objetivo de manter apenas o trecho ferroviário que conecta o Piauí ao Porto de Pecém, no Ceará.

“Este é o maior projeto de infraestrutura e logística de Pernambuco, com capacidade para ser a grande mola propulsora da geração de emprego, renda e novas oportunidades em nosso Estado nos próximos anos. Não há possibilidade de abrir mão de um investimento tão estruturador, que soma R$ 5,7 bilhões em aportes”, declarou Lucas Ramos.

Para o parlamentar, o projeto precisa ser acelerado pelo governo federal, uma vez que é decisivo para a estratégia nacional de expansão da malha ferroviária do País. Lucas aponta ainda que as obras, desapropriações e licenciamentos ambientais estão em estágio avançado, reforçando ser muito mais viável a conclusão do que a suspensão da ferrovia.

A Ferrovia do Sertão promoverá impactos nas mais diversas atividades econômicas do Estado. A capacidade de geração de oportunidades do empreendimento é gigante. Desde sua construção até a plena operação. Estamos falando de mais competitividade e acesso a novos mercados para o gesso do Araripe, a fruticultura do Vale do São Francisco, e a avicultura e pecuária de leite e corte do Agreste. Sem contar que a redução no custo de frete para os produtos que serão transportados para o Interior chega a 30%. Combustíveis, veículos e cargas que chegam via contêineres muito mais baratas para a população que vive fora do Grande Recife”, listou o parlamentar, acrescentando que a expectativa é de que haja um aumento de 30 milhões de toneladas de movimentação no Porto de Suape somente em exportação, o que equivale a mais do que o dobro dos volumes atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários