Programa de Coleta Seletiva tentará conscientizar petrolinenses sobre destino correto do lixo

por Carlos Britto // 18 de janeiro de 2012 às 10:02

O Programa de Coleta Seletiva de Petrolina será lançado na próxima terça-feira (24), às 10h, no gabinete do prefeito Júlio Lóssio. A ação pretende auxiliar o trabalho de coleta domiciliar do lixo, dando a destinação correta e utilizando o reaproveitamento dos materiais como forma de geração de renda.

O sistema será implantado por etapas até atender todo o município. O programa  possibilitará o desenvolvimento da cadeia produtora dos catadores de lixo, que passarão a reciclar esse material, além de criar uma rede de conscientização entre os carroceiros e donos de caminhões quanto ao despejo incorreto de lixo em terrenos públicos e privados.

Com o projeto, os carroceiros também serão beneficiados através do programa idealizado pela prefeitura, o “Carroceiro Cidadão”, que pretende disciplinar o uso de carroças no município. Após o cadastro, 160 trabalhadores de 31 bairros terão pontos certos para o despejo de entulho e restos de poda. Nesses locais, os caminhões da prefeitura farão a limpeza periodicamente.

Incentivo

Condôminos e comerciantes serão convidados a colaborar com o sistema e receberão coletores especiais com identificação para lixo seco (como plástico, papel, papelão, latas) e lixo orgânico (restos de comida, frutas, legumes e verduras, borra de café, casca de coco, óleo de cozinha).

Como incentivo à coleta seletiva, o público-alvo passará por cadastro para participar de sorteios de brindes por meio da coleta premiada. (Da Ascom PMP)

Programa de Coleta Seletiva tentará conscientizar petrolinenses sobre destino correto do lixo

  1. Osvaldo disse:

    Uma boa ideia que pode começar também nas escolas, educando as crianças que repassam a informação em familia.

  2. Angelita - Quati disse:

    Bom seria se o carroceiro fosse até a CTR, deixar o entulho pois ele não nenhum custo e cobra de dez a cinco reais por cada carroça que descarrega em qualquer lugar ou melhor ele descarrega no local mais próximo que encontra!
    Como incentivo, os carroceiros deveriam ganhar um cupom para trocar por alimento pois tem carroceiro que volta para casa desesperado por não conseguir dinheiro para comprar alimento para os filhos.
    Indignada com a atitude de alguns carroceiro que carregam os entulhos da casas que são reformadas e deixam no local mais próximo, acabo tirando fotos dos mesmo e do lixo deixados por eles. Ganhamos um placa indicando o local para receber o entulho e as folhas e o lixo ainda é jogado na frente do bairro e em qualquer local deixando bastante feio. É preciso educar os carroceiros para colocar o lixo no local adequado pois eles são os responsáveis pelo carregamento (principalmente de entulho e poda de galhos e folhas)
    Nossa cidade só ficará mais limpa se os carroceiros conhecerem a empresa que já transforma as folhas em adubo e recicla o entulho.
    Parabenizo o prefeito por criar o Carroceiro Cidadão, porém ainda falta muito para que os mesmos compreendam a importância e a responsabilidade de ser um cidadão…

  3. Angelita - Quati disse:

    O carroceiro não tem nenhum custo e cobra para colocar o lixo no local mais perto sem se preocupar se vai atrapalhar ou se vai deixar o local feio.
    A idéia do carroceiro cidadão é boa, mas ele precisa honrar o título de carroceiro cidadão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *