Livro de professor da Univasf é finalista do Prêmio Jabuti

por Carlos Britto // 13 de setembro de 2010 às 18:30

O professor Marcus Ramos do Colegiado de Engenharia da Computação (Cecomp) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é um dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti 2010 na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática, com o livro “Linguagens Formais: Teoria, Modelagem e Implementação”.

A obra, lançada em abril de 2009, apresenta a teoria matemática das linguagens discutindo a sua classificação e as suas propriedades. Essa teoria é fundamental em áreas mais tecnológicas da computação, como por exemplo, no reconhecimento, processamento e tradução de linguagens e, na área científica, no estudo da decidibilidade e complexidade de problemas. De acordo o professor Marcus Ramos, o livro representa uma iniciativa no sentido de tornar mais fácil o entendimento de um assunto normalmente considerado difícil pelos alunos, por envolver muita lógica, abstração e matemática.

O resultado final do melhor livro do ano será no dia primeiro de outubro de 2010.

O Prêmio Jabuti, concedido desde 1958, é o mais importante prêmio literário do Brasil e é oferecido pela Câmara Brasileira do Livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Fui uns dos primeiros moradores do José e Maria, Com certeza, foi no ano de 1980, mais ou menos, que…

  2. Verdade no ano de 1980, eu fui uns dos primeiros moradores do José e Maria.

  3. A vila Papelão no José e Maria foi no ano de 1980 e não 1987.