Ligas acadêmicas da Univasf levarão serviços em praça pública para os petrolinenses neste sábado

por Carlos Britto // 09 de novembro de 2012 às 17:28

A Praça Dom Malan, no Centro de Petrolina, será palco neste sábado (10) para uma série de serviços oferecidos pelas ligas acadêmicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Intitulado “Se Liga na Saúde”, o evento acontecerá das 9h às 13h, em frente à Catedral e tem como objetivo promover a qualidade de vida da população.

Na oportunidade serão disponibilizados serviços como prevenção primária e secundária de AVC (derrame); elucidação sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares; orientações à população em geral acerca de como agir diante de situações que necessitem de condutas de primeiros socorros, sobretudo a parada cardiorrespiratória; esclarecimentos sobre câncer de pele e importância do uso do filtro solar; e palestras sobre como realizar a amamentação de forma saudável para mães e bebês, além de educar sobre os perigos do câncer de mama e as formas de detecção precoce do mesmo.

Além disso, as equipes realizarão a verificação de pressão arterial, glicemia capilar, medida da circunferência abdominal, altura/peso/IMC (a fim de detectar fatores de risco) e exame de lesões suspeitas de pele. A iniciativa acontecerá em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade.

As Ligas acadêmicas são espaços dinâmicos de atuação pró-ativa dos alunos, que orientados por professores, desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento, principalmente, na de saúde. Na Univasf, atualmente, há cinco delas: Lamurgem (Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência); Lanat (Liga de Anatomia Aplicada); Neuroliga (Liga de Neurociências); Semioliga (Liga de Semiologia Médica) e a Liac (Liga de Cirurgia).

Ligas acadêmicas da Univasf levarão serviços em praça pública para os petrolinenses neste sábado

  1. pedro galesi disse:

    Ainda bem que existem essas ações sérias e competentes da Univasf, enquanto isso o Reitor da Univasf ao invés de estar em Brasília buscando recursos, viaja para a Europa para assinar “convênios”…

  2. Prudência disse:

    Essas ligas não servem para nada! São invenções de alunos neófitos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários