Levantamento de dados para aferir risco de infestação do mosquito da dengue é realizado em Petrolina

por Carlos Britto // 04 de julho de 2012 às 17:11

Quase 114 agentes da Gerência de Endemias de Petrolina estão nas ruas  realizando o quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti de 2012 (LIRAa). A pesquisa acontece a cada dois meses e serve como ferramenta de orientação para identificar as áreas de risco, onde pode ocorrer infestação do mosquito.

No final da semana, quando acabar a pesquisa, será divulgado o índice de infestação do município e iniciada uma revisão das estratégias de combate ao mosquito.

 “A partir da identificação dos locais mais suscetíveis para a proliferação do Aedes aegypti, podemos planejar e reavaliar as nossas ações de controle da dengue no município para o período de dois meses, empenhando uma atenção maior nas áreas de risco”, explicou o gerente de Endemias, Jailson Araújo, informando que o último LIRAa, realizado em março, registrou um índice de infestação predial de 1% – número considerado de médio risco para a epidemia, segundo o Ministério da Saúde.

Além do Levantamento, no período da pesquisa, os agentes também realizam ações educativas, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Para esclarecer dúvidas e denunciar focos de criadouros, a população pode entrar em contato coma Secretaria Municipal de Saúde através do Disque Dengue (87) 3866-8559, ou dos endereços eletrônicos denguepetrolina@gmail.com e nicodenguepetrolina@gmail.com. (fonte: Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *