Levantamento constata incremento na renda de famílias do semiárido baiano, mesmo em meio a pandemia

0
Foto: Pró-Semiárido/divulgação

Uma força tarefa foi montada entre os dias 1 e 8 deste mês para aplicar, de forma remota, os questionários que dariam conta de avaliar os resultados do Projeto Pró-Semiárido, junto aos beneficiários que vivem em 561 comunidades rurais – das 782 atendidas pelo projeto – em 32 municípios do semiárido baiano. O levantamento chegou a 2.271 pessoas, que responderam, por meio de seus celulares, as questões de múltipla escolha relacionadas à renda, aumento da produção, comercialização, e o impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na produção rural.

A aplicação online da pesquisa é uma ação inédita e sua escolha atendeu a dois objetivos: manter o distanciamento social, devido ao risco de contaminação do coronavírus; e possibilitar que o projeto pudesse ter dados consistentes, de forma rápida, no sentido de contribuir com a execução das ações nos próximos meses. O Pró-Semiárido é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Como resultados, a pesquisa aponta que 70% das famílias que responderam ao questionário tiveram incremento na renda após o envolvimento com o projeto; destas, 53% notaram um aumento de mais de 30% na renda familiar. Quanto à comercialização, 50% dos(as) beneficiários(as) afirmaram que hoje conseguem garantir um maior número de vendas do que produzem em seus quintais e roçados.

As afirmações são fruto do trabalho conjunto do Pró-Semiárido na oferta de equipamentos, formações, tecnologias sociais e Assessoramento Técnico Contínuo a estas famílias, além do apoio ao acesso a políticas públicas, fomento a canais curtos de comercialização como as feiras e as vendas na própria comunidade, fortalecimento das organizações locais e inclusão de juventude e gênero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome