Leitor desabafa: Atendimento preferencial e exclusivo são duas coisas distintas

por Carlos Britto // 27 de julho de 2009 às 20:12

Aborrecido com  a falta de educação – e de informação – dos atendentes e proprietários de estabelecimentos comerciais de Petrolina e Juazeiro, que parecem ignorar o que são caixas preferenciais e caixas exclusivos, o leitor Demétrio Braga desabafa ao Blog: 

Prezado Carlos Brito,

Temos percebido que, na sua quase maioria, os caixas de atendimento disponibilizados para atendimento a idosos, gestantes, pessoas com crianças, e portadores de algum tipo de deficiência física expõem uma placa com os dizeres mais ou menos assim: “CAIXA COM ATENDIMENTO PREFERENCIAL PARA…

Ou as pessoas não conhecem o português, ou realmente o serviço é de péssima qualidade. Acredito na segunda opção.

A palavra PREFERENCIAL quer dizer “preferência”, mas não exclusividade. Ou seja, podemos se atendidos nesse caixa se não houver ninguém. Mas se algum idoso, ou gestante ou deficiente chegar temos que “dar a preferência”, ou seja, deixar passá-lo na sua frente. É igual ao assento de ônibus preferencial. Podemos sentar nele se estiver vazio. É só dar a preferência quando uma pessoa em situação especial chegar.

“PREFERENCIAL” é bem diferente de “EXCLUSIVO”, que quer dizer: SÓ PODE SE UTILIZADO PARA O QUE FOR DETERMINADO  E SEM EXCEÇÕES.

Não é o que acontece na região Petrolina/Juazeiro, onde existe um desrespeito total aos usuários. Vemos estes caixas às vezes vazios, com os funcionários sem fazer nada enquanto as outras filas, em algumas ocasiões, dobram esquina como no casa da lotérica próxima à Lojas Rabelo, no centro de Petrolina.

Nesta lotérica, certa ocasião quase que fui agredido por um dos atendentes, justamente por que estava cobrando a possibilidade do atendimento, uma vez que o caixa estava vazio, e a famigerada “placa” dizia: PREFENCIAL. Olha que já passo dos 50, os cabelos já parecem sair de uma fábrica de gesso Porém o desrespeito é e foi impressionante.

Está na hora de regular o atendimento nestes caixas, ou ainda dar umas boas aulas de boas maneiras, educação e português aos seus proprietários e atendentes. Definam: ou é realmente EXCLUSIVO ou PREFERENCIAL. Se PREFERENCIAL, todo mundo pode usar até que chegue alguém que atenda às características contidas na respectiva placa.

 Demetrio Braga

Leitor desabafa: Atendimento preferencial e exclusivo são duas coisas distintas

  1. Bento Gonçalves disse:

    Pois é caro amigo, esse teu desabafo é exemplar dum problema que afeta esse Brasil de maneira brutal: o analfabetismo funcional. As pessoas não entendem, compreendem o que leem.

    1. dinalva disse:

      Sou atendente de um caixa preferencial e venho dar meu direito a resposta. O público, em sua maioria, não gosta de enfrentar uma fila e esperar pelo atendimento. Muitos clientes confundem o direito a informação e desrespeitam o atendimento que está sendo dado a algum outro cliente. Palavras como: “o senhor pode aguardar enquanto termino o atendimento atual para poder lhe prestar a informação solicitada?”, não são entendidas pelos consumidores que querem informação rápida. e imediata. Afinal, os clientes acham que sempre têm razão mas, falta um bom senso nesta questão: se o caixa trabalha com dinheiro e estiver fazendo algum pagamento e sofre algum tipo de intervenção pode cometer equívocos na contagem do dinheiro e na prestação de serviço para o usuário que está no seu direito ao atendimento pois já enfrentou fila normalmente. Podemos sim prestar um atendimento não preferencial quando não houver pessoas que possuem este direito na fila ou se houver alguma recomendação dos gestores da empresa, indicando para alternar o atendimento para o bem de todos. Em primeiro ligar somos empregados e recebemos comandos para atender as pessoas que necessitam de atendimento preferencial. Em segundo lugar o cliente não preferencial deve entender que um dia também estará no lugar dos pais e avós e das gestantes e mães com crianças de colo que não podem esperar tanto quanto ele
      .

      1. Mônica disse:

        Acabei de passar por uma situação dessas.No caixa preferencial terminava um atendimento, então fui para este caixa passar 60 reais em compras. Quando estava a colocar a compras na esteira do caixa, chega um cliente preferencial, com bebê de colo. Só que, era uma montanha de compras, 2 carrinhos. O funcionário me olhou e alou seu atendimento é preferencial? Falei que não, mas quando fui para o caixa, não haviam clientes preferencial. Então pensei poder atendido lá.
        Simplesmente o caixa levantou-se da cadeira e recusou-se a passar contabilizar minhas compras. Pensei ser incoerência do funcionário e fui até o gerente. Ele me disse que, o caixa era para ficar desocupado quando não tivesse cliente preferencial e que já mais era para atender outros lá, pois se tratava Lei do preferencial. Ao sair da fila, fui para o caixa ao lado também preferencial mas sem estes atendia qualquer cliente. Pois ela “caixa” não concordava com o comportamento do colega do lado satisfez a relação da prestação de serviço.

        1. Gengis disse:

          A lei sobre atendimento preferencial deixa claro e explicito que o atendimento preferencial deve iniciar apenas quando o atendimento do cliente atual terminar. O correto pela lei seria o caixa terminar de atender a Mônica e logo em seguida atender ao preferencial.
          “§ 2o Entende-se por imediato o atendimento prestado às pessoas referidas no art. 5o, antes de qualquer outra, depois de concluído o atendimento que estiver em andamento, observado o disposto no inciso I do parágrafo único do art. 3o da Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).”

          1. Rodileny Keller Fidel disse:

            obrigada por esclarecer. Passei por isso.

      2. Luis disse:

        A discussão em questão é se o caixa é preferencial ou exclusivo. Você entende isto, mas eu já presenciei é até vivenciei uma situação em que a atendente se negou a passar meus produtos, mas ela não estava atendendo ninguém.
        Respeito e valorizo o trabalho dos atendentes é operadores de caixa, mas um erro não justifica o outro. Sei que alguns clientes causam transtornos, mas cabe a cada um procurar fazer o melhor, principalmente quem está na condição de prestador de serviço, pois pressupõem-se que este já deve ter experiência sufuciente para contornar alguns problemas que são rotineiros, e ainda que dificulte de alguma forma o trabalho, faz parte do ofício.

        1. Gislene Fernandes disse:

          AS filas enormes , o caixa preferencial vazio, e a operadora se recusa a atender . Hoje fui até o supermercado a fila preferencial estava maior que as outras e alertei aos idosos: Vocês tem preferência em todos os caixas!
          É uma questão de bom senso miníma, principalmente das grandes empresas. !

      3. Lilia disse:

        Quando eu for idoso, vou entender PERFEITAMENTE o significado de PREFERENCIAL (diferente de exclusivo). É uma questão de PORTUGUÊS, ou seja, independe de orientação de chefes.

      4. Andre disse:

        Se nao tiver ninguem no caixa que seja considerado preferência, vc é obrigada a atender e ficar quieta.

      5. Roberto Teixeira disse:

        Não falou nada com nada. Se for preferencial o caixa, quer dizer que pode atende todos mas dando a preferência aos idosos, gestante e deficientes. Se for exclusivo para gestantes, idosos e deficientes, fim de papo, somente esses serão atendidos, o que vier depois e só embuste. Língua portuguesa geralmente é igual a matemática é clara para quem entende.

  2. Osvaldo disse:

    Claro que não faz sentidos caixas EXCLUSIVOS em que tem momentos em que não tem ninguém para atender. Nem é só o tal analfabetismo fnncional, é não entender o que é um direito, um direito de preferencia que deixa os outros de fora é mau uso desse direito, é abuso.

    1. Roberto Teixeira disse:

      Nada disso, se for preferencial não é exclusivo. Ter preferência que dizer que vai passar na frente.

  3. Petrolina disse:

    Parece ser comum mesmo essa prática, também já passei por essa situação em um dos supermercados de Petrolina.

  4. Watergate disse:

    Ja tinha discutido sobre isso no mercadinho Economico.

  5. FILA E MAIS FILA disse:

    PERFEITA A COLOCAÇÃO DO DEMETRIO, VALE ACRESCENTAR QUE NAS FILAS PREFERENCIAIS DOS BANCOS, NÃO EXISTE O CUIDADO DE NENHUM BANCO EM SABER IDENTIFICAR O CLIENTE DA FILA PREFERENCIAL, É COMUN PRESENCIAR PESSOAS NESTA FILA QUE NÃO TEM O DIREITO DE USAR. ONTEM EM UM GRANDE BANCO PARTICULAR AQUI EM PETROLINA ,EU VI UM CASAL QUE O PAI FICOU COM O FILHO NO BRAÇO E MÃE PEGOU A FILA PREFERENCIAL, TODO MUNDO VIU, SÓ NÃO O CAIXA E NENHUM FUNCIONARIO DO BANCO. SEM CONTAR A INFINITA DEMORA NAS FILAS DE QUALQUER BANCO EM PETROLINA/PE. E NINGUEM NUNCA VAI RESOLVER ESTE PROBLEMA. POR QUE NÃO EXISTE FILA PARA AS GRANDES AUTORIDADES NESTE BRASIL.

  6. Marcela disse:

    O caixa exclusivo está dentro da lei? Mesmo que o caixa do supermercado não estiver fazendo nada e não tiver pessoas que se encaixe no perfil do atendimento ela pode se recusar a me atender?

  7. José Carlos - em Maceió disse:

    Caros leitores a lei é bem claro, atendimento prioritário,
    casa haja algum constrangimento se dirija a delegacia
    do bairro e abra um boletim de ocorrencia, e peça que
    seja encaminhado ao ministério publico

    LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000.
    Mensagem de Veto – Regulamento

    Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica,
    e dá outras providências.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o
    Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.

    Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. (Redação dada pela Lei 10.741, de 2003

  8. flavio silva antunes disse:

    Gente! – Não sei se oncordam comigo, mas acho que “caixa Exclusivo” é discriminação.- No meu entender, se assim for, supermercados, bancos lotericas etc, não podem atender esses clientes nos caixas não exclusivos a elas. – Teremos que pedir a quem lançou essa lei que obrigue tais intituições a colocar caixas exclusivos para não gravidos, jovens, meia idade, crianças, negros, brancos, pardos, amarelos, homosexuais, heteros, mulher, homens, etc.
    Isso é um absurdo! – concordo plenamente com dar preferencia a uma pessoa idosa, doente, deficiente, gravidas em estado avançado, etc, mas criarem uma lei que dá direito de exclusividade a um determinado grupo? – por que não criam uma lei que não permita que uma pessoa fique em uma filha por mais de um determinado tempo? Isso não! porque fere os interesses financeiros de muita gente rica, né? – Issi pode parecer nuito egoista, mas temos que começar, tambem, a pensar em nossos direitos, afinal pagamos tantos impostos quanto essas pssoas.

  9. Gileno disse:

    Enquanto preferencial, mas não exclusivo, tem-se por direito o uso de qualquer indivíduo desde que dê a preferência quando houver preferências! Muito bem colocado Demetrio Braga!

  10. luciana disse:

    Trabalho em um supermercados e lá, para melhor atender os nossos clientes preferenciais tivemos q priorizar o uso do caixa preferencial para exclusivo por causa da falta de educação d uotros clientes não preferências. No caixa havia sempre briga principalmente nos dias d movimento, pq clientes não preferenciais não querem ceder vez aos que tem o direito! Infelizmente isso ocorre com muita frequência! E nós os funcionários somos obrigados a ouvir muitas reclamações e até ofensas e dificil.

  11. Verônica Nunes disse:

    verônica

    Eu acho que as pessoas que não se encaixam no caixa preferencial deveriam usar o que é reservado a si, como também pessoas que aproveitam as crianças para não enfrentar fila isso é tipico do povo, tem com quem deixar os filhos e levam só para não enfrentar fila. Se o caixa é preferencial para as pessoas citadas que só elas sejam atendidas, caso contrário deixa de ser preferencial.

  12. (edson) Mori disse:

    caixa preferencial pode sim ser utilizado por outros clientes quando não houver idosos, deficientes ………Mas pelo primeiro da fila dos clientes comuns. Se não vc estaria desrespeitando todos outros que estão na fila comum. Nos países desenvolvidos e educados
    funcionam desta forma. Isso é Educação e respeito. Pelo menos no meu país de origem (Japão) é assim. Mas pelo que vejo, aqui no Brasil funciona a lei dos espertalhões.

  13. rosangela aparecida baioni disse:

    gostaria de saber se dono de empresa com mais de 60 anos pode usar fila preferencial para pagar as contas da empresa?

  14. kathlen B. disse:

    Ontem mesmo passei por uma situação parecida em um supermercado em São Luis, a única explicação além da ignorância dos funcionários é a má vontade de atender os clientes.

  15. Gustavo Campos disse:

    Aqui em Fortaleza-CE, eu sou gerente administrativo de uma rede de supermercados. Enfrentamos o seguinte problema: temos o caixa EXCLUSIVO, ou seja, só atendemos neste caixa os clientes que são considerados preferenciais. Coloco minha operadora mais educada para atender neste caixa, afim de atender meus clientes da melhor forma possível. Enfrento quase que diariamente a situação de alguns clientes simplesmente não aceitam essa orientação, alegando que, se o caixa estiver VAZIO, a operadora tem que atender a qualquer pessoa. E NÃO É ASSIM! Caixa exclusivo é caixa exclusivo. Então fica a dica pra alguns clientes que não respeitam as normas do Procon, e se sentem no direito de humilhar ou ofender os operadores.

    1. Secret Girl disse:

      E se não aparecer ninguém na fila por um certo período a caixa fica de mãos abanando sendo que nesse momento que não há ninguém preferencial pode estar sendo utilizado por pessoas que não estejam nessas condições? Não estou querendo ensinar vc/sr a trabalhar de forma nenhuma mas se o caixa é exclusivo para tal e ñ tem ninguém e outros caixas estão vazios não poderia estar sendo utilizado por outros? Pense nisso.

      1. Dani disse:

        Cara vocês têm que entender uma coisa. É exclusivo pronto e acabou. Vaza para outro caixa. Não importa se está vazio ou não. Vocês vão ao mercado sabendo que tem que aguardar na fila. Agora respeite as regras, os funcionários e o estabelecimento

        1. Kelly disse:

          Boa fala.. porém esqueceu de mencionar que deveriam respeitar o cliente, que geralmente é quem paga os salários do funcionários em geral .. sem o cliente a empresa fali ..

    2. Samuel disse:

      Já que que o caixa é exclusivo – deduzo que haja uma placa nesse caixa descrevendo a exclusividade no atendimento – eu concordo quanto sua queixa Gustavo. Porém, analisando no perfil de rentabilidade econômica, o dono dessa empresa está perdendo dinheiro deixando um caixa exclusivo. Portanto, claramente não é rentável essa exclusividade e recomendo que você apresente a ideia da modificação do tratamento exclusivo para um prioritário nesse caixa a seus superiores haja vista a economia advinda dessa medida.

    3. DIVALDO disse:

      Meu amigo vc não entendeu o espírito da coisa!
      Já que vc é gerente deveria atentar a Lei, Tudo bem! Mas acontece que se o atendente de supermercado, não estou falando de bancos, onde se paga por exclusividade e nem de fila de entrada em avião, que também se paga uma taxa a empresa para ser exclusivo! Agora nos mercados, se não houver pessoas que se encaixem como prioritárias por Lei, então os atendentes não podem se recusar a fazer o serviço deles, que é atender. O funcionário está se lixando pra pessoas, mas o dono do estabelecimento vai perder muitos clientes e quem até entrar em falência.

  16. Solemar Guerra Tomazino disse:

    Bom dia. Moro em Rio Grande-RS, extremo sul do Brasil e aqui não é diferente. A Empresa Guanabara e a Empresa do Grupo Atacadão, também, uso desse expediente. Principalmente quando se trata de caixa preferêncial. Os atendentes têm, por falta de conhecimento, discutirem com o cliente, acerca do seu caixa ser preferencial e não quererem atender quando estão vazioz.

  17. Antonio Pistone disse:

    Boa tarde,
    quando em uma lotérica só tem um caixa funcionando o idoso também tem preferencia?

    1. Secret Girl disse:

      Creio que sim viu, esse mundo parece que é do idoso como se não existissem outras preferências e se outras pessoas não tivessem nada para fazer e pudessem ficar horas ali na fila esperando eles contar as moedinhas e lembrar que tinha as contas do ano passado para pagar (isso sempre acontece, que raiva viu).

      1. Pedro disse:

        vc vaii ficar velha um dia !!!

  18. Netinho Freitas disse:

    Realmente o que falta é esclarecimento, informação, educação e bom senso de ambos os lados. Não quero ser injusto com os verdadeiros profissionais de atendimento mas, numa loja de uma rede de supermercado, aqui em Fortaleza,.”alguns CAIXAS femininas”, que atendem o cliente preferencial ou exclusivo, sempre deixam passar clientes masculinos bem afeiçoados e de porte atlético. Eu já presenciei isso, e minhas filhas, em outras ocasiões, também!

    1. Secret Girl disse:

      Rsrs, chega a ser engraçado. Das duas ou uma, fala com o responsável pelo estabelecimento e elas serão demitidas ou tomaram uma advertência, ou direto com elas mas ameaçando de contar para o chefe delas e com certeza ficaram com receio. Já que tem testemunhas a seu favor melhor ainda.

  19. Secret Girl disse:

    Serei eternamente grata a esse pequeno texto que fez pois retrata um pouco da minha situação. Já por diversas, várias, inúmeras, milhares de vezes fui humilhada em transporte público e em filas para pagar conta (principalmente na loja Casas Bahia que a fila pega a Av. toda). Não aparento ter nada porém sou portadora de hidrocefalia geralmente deixa a pessoa cadeirante e com deformidades na cabeça mas graças a Deus não tive sequelas depois de grande só quando bebê mas uso duas válvulas que vai da cabeça a barriga, enfim, sempre ouvi “aqueles comentários” irônicos dizendo a mesma coisa, mais uma indireta que a fila é preferencial (os idosos geralmente), não fico calada e digo que tenho e tudo mais e logo os “mimimis” acabam e pedem aquela “desculpa” da boca pra fora, deficiente não é só cadeirante, aleijado, que anda com algum tipo de muletas, não, as vezes a pessoa tem uma prótese no quadril, usa uma válvula como no meu caso e até mesmo pode ter convulsões (como eu tinha) se numa dessas a pessoa estiver de pé na condução? Ninguém vai ajudar sou testemunha viva disso. Lembro de certa vez aos 15 anos recém operada com pontos na cabeça e na barriga a velha jogando indiretas e o rapaz também e eu boba na época comecei a chorar mas minha mãe foi ao meu favor e soltou os cachorros a tiazinha ficou com a cara no chão e pediu desculpas sendo que, na fila antes de entrar no ônibus começou a dar aqueles espasmos como quem vai ter uma convulsão e o anjo do motorista percebeu e mandou que eu entrasse primeiro (garanto que todo mundo na fila ficou olhando com cara de “ué”) e outra coincidência é que eu estava a caminho do hospital. Creio que tem muitas pessoas nesses comentários que um dia talvez falou ou pensou ao ver uma pessoa aparentemente normal sentada no ônibus ou coisa do tipo ou filas preferenciais e desceu a baiana na pessoa, claro, existem pessoas folgadas que fingem que estão dormindo ou sei lá, mas temos que tomar cuidado para não julgarmos sem saber da condição da pessoa.

  20. Hilario Campos disse:

    Sou dono de lotérica e nosso entendimento é que caixa preferencial não tem nada de exclusivo, ou seja, quando não tiver os usuários de caixa preferencial ditados em lei, podem e DEVEM atender os demais usuários, geralmente locados ao lado da fila preferencial.
    Na verdade, na verdade, NINGUÉM gosta de pegar fila. Teríamos que ter um terminal e um(a) atendente para cada morador/usuário.

  21. gabriel disse:

    Acredito que falta bom senso,aqui em Porto Alegre-RS aconteceu comigo algo parecido no supermercado nacional. Na hora de passar as compras não havia nenhum cliente no caixa prioritário, coloquei meus 08 produtos que almejava comprar na esteira, esperei o cliente da frente ser atendido, e com as compras já na esteira, na frente da operadora…PAM! eis que chega um idoso atrás de mim, a caixa me olha e diz:”é caixa preferencial moço, vou ter que atender o cliente de trás”, eu olho para trás e tem um idoso com no mínimo 70 itens no carrinho, e sem o menor bom senso ele me olha já realmente querendo ser atendido na minha frente. Poxa vida, eu com as compras na esteira, na frente da operadora, com 08 itens e sendo que até então não havia nenhum idoso atrás de mim? onde fica a civilidade e o bom senso? Sem argumentar tirei minhas compras da esteira e fui para outro caixa. Acredito que muitas vezes não seria necessário ter leis se as pessoas tivessem o mínimo de noção e bom senso.

  22. Antonio Ronaldo telef 21 2562-0806 disse:

    No caixa de placa PREFERENCIAL todos tem que ser atendido, não necessario interromper pois o atedimento preferencial não dar exclusividade e preferencia não precisa de placa e sim de bom senso, agora o EXCLUSIVO sim é para (Exclusivo para casos preferenciais), pode o estabelecimento puxar a fila para melhor atender a todos estando vazio. em resumo a placa correta (Exclusivo para casos preferenciais) não completar fila com casos normais, PREFERENCIAL, todos tem que ser atendido. por comodidade estabelecimentos interpretam a lei ao seu melhor meio e joga o desafio para o cliente. (CAIXA EXCLUSIVO PARA CASOS ESPECIAIS, ou PREFERENCIAIS)

  23. Mariana disse:

    Estava no ônibus hoje sentada na parte da frente mais não nas cadeiras preferenciais, eu tenho 59 anos, entrou uma senhora que viu ao meu lado sentada uma amiga dela e ela me perguntou se eu era preferencial, eu disse que não, então ela falou me dá o lugar para eu sentar, pois sou preferencial tenho 65 anos. Eu disse a ela , olha as cadeiras preferencias, tem gente sentado nelas muito mais jovem do que eu! Porque a senhora não pede para eles? Ela respondeu mais eu quero sentar é ai, eu falei porque aqui está sua amiga não é? E ela respondeu por isso também!!! Eu disse para ela vou te dar o lugar para não fazer barraco, mais é a senhora é muito folgada e desaforada!!! Fiquei indignada com ela, pela falta de respeito comigo!!!! E nas cadeiras preferencias estavam jovens com fone de ouvido, parecia alheio o que estava acontecendo!

  24. Josias Rodrigues disse:

    Uma pequena reflexão: Os Estados Unidos da América possuem uma constituição a 228 anos, escrita inicialmente com 07 artigos que representariam os direitos básicos, fundamentais e posteriormente os individuais dos americanos. O Brasil desde a sua independência a 195 anos atrás,, teve sete Constituições: as de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, a Emenda nº 1, outorgada pela junta militar, à Constituição Federal de 1967, que teria sido a Constituição de 1969 e 1988.

    Direitos são direitos, principalmente advindo de leis, diante da reflexão acima exposta chego a conclusão que um dos piores problemas da “Nação brasileira” é a falta ou o pouco conhecimento de interpretação de texto, do meu ponto de vista como pedagogo e acadêmico de letras e literatura, não é à toa que temos 8 (oito) constituições e a ultima que esta em vigor e que não possui 30 já tem 100 alterações.

    Na legislação abaixo, Lei 10.741/2003 a lei É CLARA: Ela “Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica,”
    O que é prioridade? É a condição do que é o primeiro em tempo, ordem, dignidade. Também é a possibilidade legal de passar à frente dos outros; preferência, primazia. Quem são essas pessoas? A lei informa que são as “portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo TERÃO ATENDIMENTO PRIORITÁRIO, nos termos desta Lei.”, ou seja independente de CAIXA EXCLUSIVO, ela pode ser atendida em qualquer caixa livre ou vago e com prioridade, assim determina a Lei.

    Josias Rodrigues
    Acadêmico de Letras na UNILA
    Graduado em Pedagogia e
    Pós-graduado em Gestão Publica
    e Direito Civil.

    LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000.
    Mensagem de Veto – Regulamento

    Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica,
    e dá outras providências.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o
    Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. (Redação dada pela Lei 10.741, de 2003.

  25. Josias Rodrigues - JR disse:

    Uma pequena reflexão: Os Estados Unidos da América possuem uma constituição a 228 anos, escrita inicialmente com 07 artigos que representariam os direitos básicos, fundamentais e posteriormente os individuais dos americanos. O Brasil desde a sua independência a 195 anos atrás,, teve sete Constituições: as de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, a Emenda nº 1, outorgada pela junta militar, à Constituição Federal de 1967, que teria sido a Constituição de 1969 e 1988.

    Direitos são direitos, principalmente advindo de leis, diante da reflexão acima exposta chego a conclusão que um dos piores problemas da “Nação brasileira” é a falta ou o pouco conhecimento de interpretação de texto, do meu ponto de vista como pedagogo e acadêmico de letras e literatura, não é à toa que temos 8 (oito) constituições e a ultima que esta em vigor e que não possui 30 já tem 100 alterações.

    Na legislação abaixo, Lei 10.741/2003 a lei É CLARA: Ela “Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica,”
    O que é prioridade? É a condição do que é o primeiro em tempo, ordem, dignidade. Também é a possibilidade legal de passar à frente dos outros; preferência, primazia. Quem são essas pessoas? A lei informa que são as “portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo TERÃO ATENDIMENTO PRIORITÁRIO, nos termos desta Lei.”, ou seja independente de CAIXA EXCLUSIVO, ela pode ser atendida em qualquer caixa livre ou vago e com prioridade, assim determina a Lei.

    Josias Rodrigues
    Acadêmico de Letras na UNILA
    Graduado em Pedagogia e
    Pós-graduado em Gestão Publica
    e Direito Civil.

    LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000.
    Mensagem de Veto – Regulamento

    Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica,
    e dá outras providências.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o
    Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. (Redação dada pela Lei 10.741, de 2003.

    1. Alexsandro disse:

      Eu tenho uma pergunta trabalho em um parque publico com 25 quiosques onde 2 deles possuem a placa de preferencial. No entanto, os quiosques são por ordem de chegada sendo assim todos os 23 estavam ocupados e duas famílias se instalaram nos dois últimos quiosques depois de 3 horas apareceu uma família com um cadeirante exigindo que expusassemos uma família para eles ocuparem no entanto se um deles tivessem chegado cedo poderia ter tido a oportunidade de conseguir normal. Eu sou obrigado a expulsar uma família neste caso?

  26. Everson Lopes disse:

    Não podemos dar o Luxo de misturar as coisas. Se temos uma placa indicando ATENDIMENTO PREFERENCIAL isso quer dizer alguma coisa: GESTANTE, LACTANTE, ISODO, etc.
    Já se o local caixa não traz a indicação ATENDIMENTO PREFERENCIAL, isso significa que TODOS SEM EXCEÇÃO PODEM utilizar daquele caixa.
    EXCLUSIVO entende que estária acima do preferencial ou seja DETERMINADAS PESSOAS podem utilizar.
    QUEM tem IDADE INFERIOR a 60 anos de idade não COMETA o erro de querer usar caixas, etc., ATENDIMENTO PREFERENCIAL, entendo como proibido.
    Quem utiliza de vagas PREFERENCIAIS, sem estar devidamente autorizado, além de estar burlando a lei, está cometendo o grave erro da IMORALIDADE, em estacionamentos, bancos e supermercados

  27. Sugina disse:

    Juridicamente e também dentro do nosso idioma , PREFERENCIAL , da preferência a pessoas dentro daquelas condições específicas PORÉM NÃO. ELIMINA AS OUTRAS.

    ESCLUSIDO SERIA DESTINADO APENAS AS PESSOAS COM AQUELAS CONDIÇÕES ESPECÍFICAS.

    *PORTANTO;
    *JURIDICAMENTE
    * E DENTO DO NOSSO IDIOMA

    PREFERENCIAL E DIFERENTE DE EXCLUSIVO.

  28. Cássia Matias disse:

    Tenho uma duvida com relação ao atendimento preferencial, sempre pensei que algumas pessoas usam a situação desse atendimento pra burlar a espera normal, gostaria de saber se esse atendimento é especifico pra pessoa em questão ou pode ser resolvido problemas de outros ou de empresas e etc, qdo a pessoa pega senha preferencial pra ela.

    1. Gengis disse:

      Embora talvez não seja muito ética, a lei garante o atendimento preferencial mesmo que a pessoa em questão esteja a fazer serviço para outras. Em nenhum momento a lei diz que o atendimento preferencial deve ser usado exclusivamente para serviço próprio.

  29. G.Alves disse:

    O Brasil nunca vai pra frente por isso pq as pessoas semore querem tirar proveito e passar por cima das outras.

  30. Marcilia Duarte disse:

    EU ESTOU VIVENDO HOJE NO TERCEIRO ANO DOS 60, E ANTES DE COMPLETAR 60 ANOS SEMPRE RESPEITEI TODAS AS FILAS RESERVADAS AOS IDOSOS. EU ENTENDO QUE QUANDO UMA PESSOA COMPLETA 60 ANOS JÁ RALOU MUITO NA VIDA, JÁ ENCAROU MILHARES DE FILAS, JÁ MADRUGOU ACORDOU CEDO, SOFREU LUTOU, ENTÃO NADA MAIS JUSTO QUE AO COMPLETAR 60 ANOS TENHA ALGUNS BENEFÍCIOS.

    O PROBLEMA É QUE NO BRASIL A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO RESPEITAM LEIS. VEJO MUITOS JOVENS NA FILA DOS IDOSOS E MUITOS IDOSOS NA FILA COMUM PARA EVITAR BRIGAS E DISCUSSÕES. ESSA HISTÓRIA DE DIZER QUE UMA CAIXA PREFERENCIAL DEVE SER USADA POR TODOS E SÓ DAR PREFERENCIA AO IDOSO QUANDO O MESMO APARECER, NA PRÁTICA NÃO FUNCIONA. NA REALIDADE NINGUÉM DAR PREFERENCIA AO IDOSO QUANDO ELE APARECE, CONTINUAM NA FILA TRANQUILAMENTE E O IDOSO TEM QUE FIQUE LÁ ATRÁS.

    ESSA CONVERSA DE DIZER QUE UM CAIXA PREFERENCIAL PODE FICAR VAZIO CASO ATENDA EXCLUSIVAMENTE PESSOAS PREFERENCIAIS TAMBÉM NÃO PROCEDE. JAMAIS UM CAIXA PREFERENCIAL IRÁ FICAR VAZIO EM SITUAÇÃO NORMAL DE FUNCIONAMENTO DE QUALQUER ESTABELECIMENTO, SEJA COMERCIAL, FINANCEIRO, ETC. SE ISSO ACONTECER COM CERTEZA O MOVIMENTO ESTARÁ FRACO E ESTANDO FRACO AS OUTRAS CAIXAS TIPO COMUM TAMBÉM ESTARÁO COM POUCA FILA , VISTO QUE HÁ MUITOS IDOSOS CIRCULANDO E CONSUMINDO.
    O QUE É PRECISO ACONTECER, É AS PESSOAS ENTENDEREM QUE ISSO É UM DIREITO ADQUIRIDO POR LEI, QUE NO FUTURO VAI LHE BENEFICIAR TAMBEM E PARAR DE QUERER IMPOR MOTIVOS PARA IMPEDIR O FUNCIONAMENTO DE UMA LEI QUE É FEDERAL. LEI É PRA SER RESPEITADA E NÃO DEBATIDA. BASTA RESPEITAR E PRONTO, SEM MAIS CONVERSA. TEMOS QUE PARAR COM ESSA REBELDIA INFANTIL DE NÃO QUERER CUMPRIR LEIS NEM REGRAS. NÃO IMPORTA SE A CAIXA VAI FICAR VAZIA E AS OUTRAS CHEIAS. SÓ EXISTE UMA COISA. É UMA LEI PRA SER OBEDECIDA E PONTO FINAL.
    SE EU FOSSE O GOVERNO RESOLVIA ISSO DE FORMA MUITO SIMPLES. TODA PESSOA QUE ENTRASSE EM FILA PREFERENCIAL TERIA QUE APRESENTAR UM DOCUMENTO COMPROVANDO A IDADE, NO CASO DE IDOSO, JÁ NO CASO DE DEFICIENTE EXIBIRIA A DEFICIENCIA OU ATESTADO , CASO ISSO NÃO FOSSE FEITO, AS COMPRAS SOFRERIAM UM ACRÉSCIMO DE 30% DO VALOR TOTAL E O TOTAL DESSE VALOR ARRECADADO SERIA DOADO PARA CASA DE IDOSOS, CLÍNICAS DE RECUPERAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIAS, ETC. DESSA FORMA, COM TODA CERTEZA IRIA SER DIFICIL ALGUEM NÃO PREFERENCIAL ENTRAR EM FILA DESSE TIPO.

  31. Almeida disse:

    Eu nunca vou entender esse negócio de preferencial, eu tenho 62 anos de idade. Por exemplo, um deficiente tem a preferencia no atendimento, porque ele não pode fica demorando na fila. Mas, um deficiente trabalha 6 horas por dia. Minha funcionária foi pagar uma conta e voltou rapidinho, e perguntei: Está vazio la? Resposta: Não, você não sabe que sou lactante? Ué, eu sei, mas o seu bebê esta na creche, e você usou o fato lactante a meu favor, já está aqui de volta, enquanto todos permanecem na fila. Outro caso, um pastou foi na fila do Procon e logo foi atendido, a sua esposa estava junto e com a filhinha nos braços, depois ficaram passeando no saguão do Ganha tempo! Neste mesmo dia, enquanto eu conversava com o diretor do Procon, aguardando minha vez, e comentando sobre as preferencias, eu vejo uma moça bem jovem, devia ter uns 23 anos na preferencial sendo atendido, e eu então esbravejei: E essa, porque está sendo atendida? E ele disse: De certo ela está gravida. Mas não apresentava muito tempo de gravidez não. E logo veio minha posição de descontentamento: Mas, se está gravida, uma gravida trabalha 8 horas por dia numa empresa, e talves até esteja a serviço da empresa. Ainda não tirei meu cartão de idos, continuo estacionando em fila comum e enquanto Deus me der saúde para usar este meu corpo físico, assim eu faço. Vi que nos Estados Unidos não tem a preferencia de idoso não, la todos pegam filas iguais. E se entrar em um õnibus cheio é um passageiro como todos.

  32. FERNANDO disse:

    É FÁCIL FALAR QUE O ATENDIMENTO É RUIM, QUANDO AS PESSOAS NA SUA GRANDE MAIORIA NÃO TEM BOM SENSO, POIS DO MESMO JEITO QUE O PREFERENCIAL É MEU CLIENTE OS OUTROS TBM SÃO, DAÍ SOBRA PRO COITADO DO FUNCIONÁRIO…

  33. Sirlei disse:

    O idoso, é um profissional que nem eu e se beneficia da lei para fazer o serviço para o seu cliente. Pode isso? Se ele sente q precisa de serviço preferencial não pode mais trabalhar…Não aceito isso! Falta de bom senso…o q vcs acham?

  34. Ana disse:

    Já aconteceu comigo no Extra, no começo da Raposo Tavares. Fui passar uma feijoada no caixa e ela mostrou a plaquinha de preferencial. Sai e fui para o caixa ao lado, porém não havia ninguém atrás de mim e demorou um bom tempo pra chegar alguém. Sim, fiquei observando quem seria a próxima vítima. Não reclamei, mas na próxima vez, filmo e mostro para a gerência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários