Leitor critica descaso com a Orquestra Philarmonica de Petrolina

por Carlos Britto // 29 de julho de 2013 às 15:21

Indignado com a situação da Cultura em Petrolina, o leitor Claudius Lima enviou ao Blog um texto no qual critica o descaso da administração municipal com a Philarmonica 21 de Setembro. O leitor também chama atenção para a possibilidade da orquestra não participar dos festejos da Padroeira da cidade e diz que os movimentos sociais precisam cobrar mais investimentos para a cultura.

Acompanhem:

philarmonica1Na condição de petrolinense venho alertar a população da cidade e clamar pela manutenção da nossa centenária Banda Philarmonica 21 de Setembro. Até quando Petrolina terá de conviver com a incompetência do Governo Júlio Lóssio em acabar com a cultura da cidade?

Pela primeira vez na história a Festa da nossa Excelsa Padroeira poderá não contar com a presença da Banda Philarmonica 21 de Setembro no cortejo após a reza do terço na igreja Matriz, indo até a Catedral de Pedras. Por que esse prefeito se preocupa tanto em acabar nossas tradições?

A banda de música é uma das maiores tradições de uma cidade interiorana e Petrolina sempre primou pela Banda 21 de Setembro. Pouco mais de 10 músicos (pasmem) compõem nossa Philarmonica. Que pena Petrolina que você deu oportunidade a um governante tirano, que não tem a mínima sensibilidade para com suas tradições.

É preciso que os movimentos que cobram ações mais justas dos (des)governantes brasileiros atentem também para a morte da cultura. Talvez por não oferecer a oportunidade de superfaturamento, enriquecendo os que estão à frente de eventos, justifique mais este crime contra o patrimônio cultural da cidade, aliás já tão combalido pela falta de compromisso com as raízes da nossa música – São João sertanejo com Chiclete com Banana e carnaval com ritmo da Bahia, fim do Festival Geraldo Azevedo e por aí afora. Povo de Petrolina, acorda pra Deus.

Claudius Lima/Leitor

Leitor critica descaso com a Orquestra Philarmonica de Petrolina

  1. Mônica Brito disse:

    Concordo plenamente com esse artigo, o descaso esta grande com esta banda que conta hoje com mais de um século de existência, e o pior de tudo isso é saber que além de não participarem de momentos festivos na cidade como em outros tempos. E além disso prefeitura irá terceirizar a administração da banda Philarmonica porque o senhor Prefeito Julio Lóssio com sua tamanha incapacidade de administrar a cidade passa todos os setores para outras outras pessoas, ou seja, diminuindo sua responsabilidade e jogando os patrimônios da cidade para outros, isentando-se de uma responsabilidade que é unicamente Dele. Não sou de petrolina, mas adotei essa cidade como minha.

  2. JOSE FILHO disse:

    O POVO DE PETROLINA MERECE DE MAIS INVESTIMENTO EM CULTURA, POIS, SUAS RAIZES E SUAS TRADIÇÕES NÃO PODEM SER ESQUECIDAS.PETROLINA TEM UM PATRIMÔNIO VIVO,UMA DAS MAIS ANTIGAS BANDAS PHILARMÔNICAS DO BRASIL,MERECE RESPEITO.A CULTURA DE PETROLINA NÃO TEM CULPA DE TEMOS O PIOR PREFEITO DA HISTORIA.

  3. Revoltada disse:

    Cada vez mais o sentimento de revolta aumenta, pois o descaso com 40.000 pessoas que hoje sobrevivem de fazer cultura em Petrolina é muito grande, é mais do que a população de vários municípios do interior vivendo hoje do descaso da administração pública, à margem de investimentos, falta de respeito e consideração com as pessoas. O prefeito disse que nessa gestão a prioridade será pavimentação, ou seja, mudou o discurso da campanha que era cuidar das pessoas, agora é cuidar das ruas, do chão, enterrando nosso dinheiro ou escondendo debaixo do chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários