Justiça manda tirar WhatsApp do ar em todo o país

por Carlos Britto // 26 de fevereiro de 2015 às 09:00

whatsapp_2_900_451_90_s_c1_smart_scale_0O juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquérito da comarca de Teresina, no Piauí, ordenou que os serviços do WhatsApp saiam do ar em todo o Brasil. A decisão determina que as operadoras de telefonia suspendam o serviço “temporariamente até o cumprimento da ordem judicial”.

A delegada Kátia Esteves, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina (PI), confirmou em coletiva na tarde desta quinta-feira (25) que a empresa WhatsApp “vem obstruindo investigação desde 2013″. Essa obstrução levou ao pedido de suspensão dos serviços.

O procedimento investigatório vem desde 2013 e a empresa não vem cumprindo as decisões judiciais que foram proferidas”, disse a delegada.

Kátia Esteves não revelou detalhes da investigação e disse que o processo corre em sigilo.

A decisão do juiz é de 11 de fevereiro de 2015 e a empresa não cumpriu a decisão até esta quarta. Hoje, três delegados do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública se reuniram com o juiz Luiz de Moura Correia, no Fórum Criminal de Teresina.

Após a reunião, os delegados divulgaram uma nota. O documento reforma a informação de obstrução do caso.

O delegado Alexandro Barreto, do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, esclareceu que a decisão judicial já teve o prazo de 24 horas de cumprimento expirado. Ele afirma que a decisão não é relacionada ao cerceamento de comunicação. “Cerceamento é uma empresa colocar no ar um aplicativo que está sendo usado para vários crimes e não fornecer informações“, declarou.

Na decisão, o juiz dá 24 horas para que a empresa suspenda não só os acessos a serviços dos domínios whatsapp.net e whatsapp.com, mas como o uso do aplicativo.

A ordem judicial foi expedida em virtude de anterior descumprimento, por parte do provedor de aplicação de Internet WhatsApp, de outras determinações de caráter sigiloso do citado Juízo”, informou a nota assinada pelos delegados Alessandro Barreto Gonçalves, Éverton Ferreira de Almeida Férrer e Daniell Pires Ferreira.

Nota

A SindiTelebrasil, associação que representa as operadoras de telefonia, divulgou um nota à imprensa, condenando a sentença do juiz do Piauí. Confira a íntegra da nota:

“O setor de telecomunicações recebeu com surpresa a decisão do juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), que determinou que as prestadoras de telecomunicações cumpram a suspensão em todo o País dos serviços de comunicação WhatsApp.

O SindiTelebrasil entende que a medida pode causar um enorme prejuízo a milhões de brasileiros que usam os serviços, essenciais em muitos casos para o dia a dia das pessoas, inclusive no trabalho.

Para o SindiTelebrasil, a medida é desproporcional, já que para conseguir informações de um número reduzido de pessoas, negadas pela proprietária do WhatsApp, decidiu-se suspender o serviço em todo o País. E para isso, exigir a aplicação dessa medida das prestadoras de telecomunicações, que não têm nenhuma relação com o serviço.”

Justiça manda tirar WhatsApp do ar em todo o país

  1. Maria Josefa Silva disse:

    CONCORDO ABSOLUTAMENTE. ISTO TÁ DEIXANDO É O POVO LOUCO.

  2. jcsouza disse:

    está chegando dia 15 de março…

  3. rony disse:

    Dilma agora esta apelando pra tudo quanto é lado.
    Não adianta dona Dilma sua popularidade não vai aumentar não.

  4. Editor disse:

    QUEM VEM OBSTRUINDO OS TRABALHOS DO SR. JUIZ SÃO AS PESSOAS QUE UTILIZAM A REDE SOCIAL, E NÃO O WHATSAPP. SE FOR PRA CANCELAR, ENTRA NO BOLO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER, E-MAIL, ETC.

  5. Jaques Ferreira Saboya disse:

    FAZ-SE U R G E N T E M E N T E NECESSÁRIO QUE NOS ATENTEMOS A TODA E QUAISQUER IMPOSIÇÕES, VENHAM DE ONDE VIER. VIMOS NESTA SEMANA HOMENS ENCAPUZADOS ATEAR FOGO EM CAMINHÃO PARA FREAR A GREVE DE CAMINHONEIROS; VEMOS AGORA O WHATSAPP AMEAÇADO À SAIR DO AR. ATENTEMO-NOS, OU SEREMOS MAIS UMA VEZ CONDUZIDOS PELOS MALABARISTAS DO PT. ATENTEMO-NOS, OU SEREMOS LUDIBRIADOS POR MENTIRAS E ESTRATÉGICAS QUE FAZEM O PERFIL DO PTralha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários