Juiz Sérgio Moro determina prisão de Eduardo Cunha

por Carlos Britto // 19 de outubro de 2016 às 13:00

eduardo-cunha

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, determinou na terça-feira (18) a prisão do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O pedido é de previsão preventiva, ou seja, por tempo indeterminado.

despacho MoroEle foi preso em Brasília nesta quarta (19), segundo a GloboNews. A previsão da Polícia Federal (PF) é a de que ele chegue a Curitiba no fim desta tarde.

O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Moro retomou na quinta-feira (13) o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Cunha. Em resumo, a ação penal trata da existência de contas na Suíça em nome do ex-parlamentar.

Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Na segunda-feira (17), Moro intimou Cunha e deu 10 dias para que os advogados protocolassem defesa prévia.

Como o STF já havia aceitado a denúncia, Moro apenas vai continuar o julgamento do caso, a partir de onde o processo parou na Suprema Corte.

O processo foi transferido para a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha perder o mandato de deputado federal.

Junto com o cargo, ele também perdeu o direito à prerrogativa de foro – o chamado foro privilegiado, que lhe garantia a possibilidade de ser julgado apenas pelo STF.

Agora, toda a ação penal contra o ex-deputado deverá correr nos trâmites normais do Judiciário para qualquer cidadão. Isso significa que o julgamento contra Cunha poderá passar por todas as instâncias até que seja definida uma condenação.

Despacho

No despacho em que recebeu a denúncia, Moro fez questão de lembrar que o MPF retirou a acusação de crime eleitoral contra Eduardo Cunha. O motivo, segundo o juiz, foi o fato de que a Justiça Federal não poderia julgar crimes eleitorais. Isso cabe apenas à Justiça Eleitoral.

Cláudia Cruz, mulher de Cunha, já responde por lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Justiça Federal do Paraná. De acordo com as investigações, Cláudia Cruz foi favorecida, por meio de contas na Suíça, de parte de valores de propina de cerca de US$ 1,5 milhão recebida pelo marido. (fonte: G1/foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo/Documento reprodução)

Juiz Sérgio Moro determina prisão de Eduardo Cunha

  1. Cego às avessas - O autêntico disse:

    Que dia lindo para se saber ler! Para ficar melhor só falta ele fazer delação premiada, e delatar os 200 picaretas que ocupam cargo no congresso, seus aliados!

  2. Lourdes Souza disse:

    Quero ver o circo pegar fogo. Quem tiver rabo preso que se cuide. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. pessoa comum disse:

    O certo seria dizer: Decretada prisão de Eduardo Cunha. Para com isso de endeusar nome de juiz, porque juiz não é pra aparecer como astro da midia.
    Agora, vamos ver se o Cunha vai cuspir os feijões, já que ele perdeu a serventia. O próximo será o juiz da midia, que será esquecido depois que perder a serventia também.

  4. Popó disse:

    Cadeia pra esse delinquente é pouco….. Parabéns Dr.Sergio Moro que está fazendo valer a lei pra todos os delinquentes do Erário.

  5. Cego às avessas - O autêntico disse:

    Pois é Pessoa Comum, não sei por que tanto endeusamento de um funcionário público, ele é quem tem que fazer valer a pena os 30 mil reais de salário que nós pagamos para ele! Parece ser típico do brasileiro criar heróis para amenizar suas frustrações, isso explica bastante o por que um país ser tão rico e tão pobre ao mesmo tempo.

  6. Popó disse:

    Essa Pessoa Comum deve ser do PT…. Dr.Sergio Moro prendeu parte da cupla desse desastroso Partido dos Larápios PT. (Parabéns Dr.Sergio Moro)

  7. Ze Ruela disse:

    JA VAI TARDE!!!!!!!!! PENA Q JA JA TAH SOLTO, ERA BOM SE TIVESSE SIDO CONDENADO A PENA DE MORTE EM PRACA PUBLICA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. GILVAN disse:

    vai se repetir o grande problema das prisões brasileiras onde o vagabundo entra com bacharelado em maconha e sai especialista em cocaína. veja nessa prisão a maioria são petista imagine como ele vai sair não terá mais recuperação . antes de lula o maior corrupto era Paulo Maluf hoje ninguém fala em MALUF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários