Juiz Sérgio Moro decreta prisão preventiva de ex-ministro Palocci

3

palocci preso

O ex-ministro Antonio Palocci e seu assessor Branislav Kontic tiveram prisão temporária convertida em prisão preventiva, por tempo indeterminado, pelo juiz Sérgio Moro. Os dois estão desde a última segunda-feira (26) na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, quando foram presos na 35ª Fase da Lava-Jato, a Operação ‘Omertá’. O ex-ministro é acusado de ter sido o gestor da propina paga pelo Grupo Odebrecht ao PT.

No despacho, Moro lembrou que, além dos R$ 128 milhões que já haviam sido pagos por meio de Palocci entre 2008 e 2013, falta ainda saber o destino de outros R$ 71 milhões descritos como saldo a pagar na planilha de propinas da empreiteira, o que é suficiente para justificar a decretação da preventiva. Afirmou também que as prisões da Operação Lava-Jato são “remédio amargo”, mas melhor do que a contaminação da democracia pela corrupção.

A defesa de Palocci havia argumentado que a lei proíbe a prisão cinco dias antes das eleições ou até 48 horas depois, a fim de proteger o direito de voto. Moro rebateu dizendo que Palocci e Kontic já estão presos desde o último dia 26 e que a decretação da preventiva vai mudar apenas o “título prisional“, sem alterar a “situação de fato”.

E lembrou que a causa da prisão de Palocci e Kontic foram justamente provas de que eles teriam intermediado o pagamento de milhões de dólares e de reais para campanhas eleitorais, com pagamento de publicitários com conta secreta no exterior, referindo-se a João Santana, o marqueteiro do PT. “(…) o propósito da lei, de evitar interferência indevida nas eleições e proteger a sua integridade, parece ser mais bem servido com a prisão cautelar do que com a liberdade dos investigados”, frisou o juiz. (fonte: O Globo/foto: Geraldo Bubniak/Agência O Globo)

3 COMENTÁRIOS

  1. A SOCIEDADE EXIGE CONFISCO DE TODOS OS BENS E PRISÃO PARA OS VERDADEIROS LADRÕES DO BRASIL, ESTE AI O ZE DIRCEU E TANTOS OUTROS QUE AFANARAM OS BRASILEIROS VÃO TER QUE PAGAR JUNTO COM O SEU GRANDE CHEFE O MAIOR PILANTRA DO MUNDO QUE SE NÃO FUGIR VAI SERE PRESO TAMBÉM. A LEI PARA TODOS E NÃO SOMENTE PARA OS POBRES. PRISÃO JA DE TODOS OS LARAPIOS E MORALIZAÇÃO DO BRASIL.

    • O Grande Chefe será aquele da Privataria que tem um apartamento em Paris de £$ 10 milhões , ou o da Lista de Furnas, do Metrô de S. Paulo, do Banestado, do Castelo de Areia, etc.?

      • que prenda também, não só o sitado como lula e dai se existem ladroes soltos. ter como ideia que somente se prender todos o lula deva ser preço santa paciência ,santa paixão. já pensou se a policia prender um ladrão qualquer e o mesmo justificar mim solte só mim prenda quando todos que roubarem sejam preso. paixão é uma COISA IRRACIONAL NA VIDA DE QUALQUER PESSOA

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome