Juazeiro tem queda de 20% nos índices de violência nos 4 primeiros meses do ano

por Carlos Britto // 14 de maio de 2025 às 18:55

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Mais importante município do Norte da Bahia, Juazeiro registrou uma redução de 20% em crimes como homicídios, feminicídios, furtos e roubos somente nos primeiros quatro meses de 2025. Os dados foram repassados pelo Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N) e Polícia Civil (PCBA).

De acordo com o comandante do CPRN, Coronel PM Wildon Teixeira dos Reis, essa importante conquista é resultado do compromisso com a segurança pública e das ações estratégicas que a Polícia Militar (PMBA) tem intensificado em conjunto com as demais forças de segurança e em parceria com a Prefeitura.

Já é real a sensação de maior tranquilidade por parte da população, que percebe a presença mais ativa da Polícia Militar nas ruas. Seguiremos firmes, com disciplina, coragem e responsabilidade para garantir a paz e a ordem em nossa cidade”, ressaltou o comandante Wildon.

Para o delegado Regional de PCBA, Flávio André Martins, essa é uma diminuição significativa se comparada, por exemplo, ao ano passado. “Esse índice representa um saldo positivo relacionado às ações de prevenção e combate à violência em Juazeiro realizadas mediante as parcerias da Polícia Civil, Polícia Militar e Prefeitura de Juazeiro. Ano passado havia uma tendência de queda e agora houve uma confirmação efetiva como consequência da atuação vigilante das instituições envolvidas”, frisou.

A redução local acompanha os dados do Atlas da Violência 2024, divulgados na segunda-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelando que o Brasil registrou o menor número de homicídios em 11 anos — 45.747 casos, o que representa pouco mais de cinco assassinatos por hora. A pesquisa aponta que o resultado se deve a políticas públicas mais eficazes e ao envelhecimento da população.

Investimentos

Em Juazeiro, a gestão tem intensificado investimentos em segurança na sede e na zona rural. Entre as ações de destaque, o patrulhamento ostensivo e a aquisição de quatro novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM), que ampliaram a cobertura das rondas e a capacidade de resposta da corporação. Outra medida de grande impacto foi a ampliação do horário da Patrulha Maria da Penha, que passou a funcionar 24 horas por dia, oferecendo proteção contínua às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A atuação da prefeitura também tem obtido impacto no combate ao feminicídio. O Programa ‘Tolerância Zero à Violência contra a Mulher’ é um exemplo de política pública municipal com o objetivo de fortalecer o apoio às vítimas de violência e ampliar a rede de proteção e serviços de atendimento. A articulação com a PMBA e a PCBA tem contribuído para uma atuação mais rápida e eficaz na prevenção e combate à violência.

Essa queda nos índices de violência em Juazeiro não representa apenas um número frio, mas principalmente a valorização da vida, a busca pela paz e pelo bem-estar dos juazeirenses. E isso é reflexo de uma gestão preparada, presente e comprometida em oferecer ações eficientes que verdadeiramente possam transformar a nossa cidade em um lugar melhor para viver, trabalhar e morar”, destacou o prefeito Andrei Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs leitores e população regional. Na matéria postada por este conceituado inicia dizendo" Ele saiu de Juazeiro Ba, para ganhar…