Juazeiro: Suzana Ramos reúne-se com secretários e projeta mais ações para 2022

por Carlos Britto // 23 de dezembro de 2021 às 10:01

Foto: Marcel Cordeiro/PMJ SEAD

Em Juazeiro (BA), a prefeita Suzana Ramos iniciou o dia de ontem (22) com uma rodada de reuniões com os titulares de cada secretaria, que contou com a participação dos assessores especiais de gestão, Rivas Espínola e Allan Jones. O objetivo foi a apresentação dos resultados obtidos neste ano e, principalmente, o planejamento das ações governamentais para 2022.

Eu convoquei essa reunião com todos os secretários para cada um prestar conta de sua pasta e a gente planejar nossas ações para o próximo ano. Apesar de 2021 ter sido um ano difícil, estou satisfeita com nosso primeiro ano de gestão, porque estamos encerrando entregando muitas obras realizadas com recursos próprios, o que não é fácil, diga-se de passagem. Também renegociamos dívidas adquiridas por gestões passadas e estamos conseguindo pagar também com recursos próprios, fruto de arrecadação de tributos que poderia estar sendo utilizado para fazer mais obras e serviços para a população. Conseguimos manter a folha salarial e o pagamento dos fornecedores em dia, encerrando o ano com saldo, sinal de que estamos fazendo uma gestão equilibrada“, frisou Suzana.

A primeira secretaria a mostrar os resultados das atividades desenvolvidas e traçar um cronograma de metas para o próximo ano foi a de Fazenda e Finanças. O titular da pasta, Gilson Dantas, explicou que a expectativa para 2022 é melhorar a arrecadação de tributos, que foi afetada durante a pandemia, e converter os recursos em ainda mais serviços e infraestrutura para o município.

A Secretaria de Fazenda e Finanças é quem gerencia os recursos arrecadados e viabiliza para que as demais secretarias possam executar seus projetos. Grande parte do dinheiro vem da fonte zero, que para quem não entende são os recursos próprios que vêm diretamente do contribuinte para os cofres da prefeitura, não são recursos de convênios. Apesar do momento pandêmico que fez as arrecadações diminuírem, a equipe da Sefin/Sefaz trabalhou com planejamento para que no final do ano a gestão Suzana Ramos alcançasse o êxito, hoje as finanças do município estão equilibradas e a expectativa é melhorar as receitas do município para o ano que vem“, destacou Dantas.

O secretário de Administração, Wendell Batista, também apresentou o plano de ações para a prefeita e considerou o balanço de ações da pasta bastante positivo. Ele também prospectou mais avanços para o ano que vem.

Essa foi uma solicitação da prefeita Suzana Ramos de convocar cada secretário para apresentar um balanço de ações de 2021, de todas as conquistas e projetos, e em paralelo fazer um planejamento para 2022. Cada um de nós demos o nosso melhor para que a gestão funcionasse bem e o resultado do balanço é extremamente positivo. Isso é mais uma forma de mostrar para a gestão todos os projetos, avanços, medidas e decisões tomadas da secretaria em que sou o responsável, como por exemplo, a questão dos processos licitatórios, de patrimônio, acompanhamento de frotas, contas em geral. Foi um ano bastante proveitoso e creio que neste que se inicia vamos fazer muito mais“, declarou Wendell Batista.

Transparência

O controlador do Município, André Felipe Carvalho, também apresentou os resultados obtidos ao longo do ano e falou da abertura dos dados de gestão para consulta pública, enfatizando a importância do acesso à informação, tanto para a participação social efetiva, quanto para a responsabilização dos agentes públicos.

A Prefeitura de Juazeiro está em um processo evolutivo de transparência municipal e que, embora o avanço tenha sido grande nesse primeiro ano de governo, o objetivo é evoluir ainda mais nos próximos anos. Estamos numa história que começou com a integração de dados e informações, e que agora passa pela fase de disponibilização à consulta pública. A transparência é a marca da gestão Suzana Ramos e o nosso objetivo é, além de tudo, informar ao cidadão sobre os dados, as escolhas, os fluxos decisórios e as responsabilidades da gestão“, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *