Juazeiro sediará 1º Seminário do Patrimônio Cultural

0

seminárioJuazeiro da Bahia, no território Sertão do São Francisco, receberá na próxima terça-feira (3/05) o 1º Seminário do Patrimônio Cultural. O evento, que contará com a participação de dois integrantes do Conselho Estadual de Cultura, será no Centro de Cultura João Gilberto. O debate começa às 14 horas, com entrada gratuita.

O conselheiro de cultura Edvaldo Gomes Vivas será um dos palestrantes. Ele levará ao público o debate ligado ao patrimônio cultural. Vivas é vice-presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura. Além disso, é promotor e coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural do Ministério Público da Bahia.

“É importante mostrar que o patrimônio cultural faz parte de todo o meio ambiente cultural que estamos inseridos. Portanto, discutir patrimônio é lidar com a nossa própria humanidade”, afirma.  O conselheiro chama atenção ao fato de ser preciso compreender que a cultura vai além do patrimônio material tombado e do que está nos museus. “Se começarmos a enxergar o homem como um ser de cultura, isso mudará toda a nossa forma de viver a sociedade“, completa.

Na mesa do seminário estarão também o integrante do colegiado de engenharia civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Sérgio Motta, a diretora do Departamento de Ciências Humanas do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Márcia Guena, e o participante do coletivo da Ilha do Fogo, Ênio Silva.

Organização

O evento é promovido pela Secretaria de Cultura e Juventude do município. Um dos organizadores é o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro. Além da vontade de levar à comunidade as questões em torno da preservação do patrimônio local, Ribeiro tem incentivado o debate relacionado à Ilha do Fogo, que está hoje sob a tutela da Prefeitura de Petrolina, apesar de haver interesse de a localidade ser transferida para Juazeiro. As informações são da assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

2 × quatro =