Juazeiro receberá investimento superior a meio bilhão de reais em energias renováveis

por Carlos Britto // 19 de novembro de 2015 às 15:00

juazeiro

Juazeiro (BA) terá quatro parques de energia solar e um de energia eólica (esta produzida a partir do vento). O leilão promovido pelo governo federal para contratar a energia de reserva ocorreu há poucos dias em São Paulo. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), organizadora do leilão, as cinco usinas de Juazeiro entrarão em operação em novembro de 2018. O contrato tem vigência de 20 anos.

O investimento financeiro para nosso município ultrapassa a cifra de meio bilhão de reais (R$ 584 milhões precisamente). São dois consórcios: o parque eólico Pedra do Reino IV, no Vale do Salitre, arrematado pela multinacional espanhola Gestamp, e as quatro usinas solares (Juazeiro I, II, III e IV), pela norte-americana SunEdison“, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva.

Juntos, os cinco empreendimentos de energias renováveis no solo juazeirense terão uma potência de 140 megawatts (MW). Essa produção é suficiente para atender basicamente a população de Juazeiro e Petrolina, juntas. “Em todo lugar, o desenvolvimento econômico caminha lado a lado com o setor energético. A energia renovável produzida aqui será comercializada e trará bons dividendos para nossa economia, com geração de empregos e aumento na arrecadação de impostos“, festejou Neiva.

Venda  

De acordo com a assessoria da prefeitura, ao todo foram 53 projetos leiloados (24 deles na Bahia) localizados em nove estados e cujo volume de investimentos é da ordem de R$ 6,8 bilhões. A venda dessa energia limpa será destinada a aumentar a segurança no fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Juazeiro receberá investimento superior a meio bilhão de reais em energias renováveis

  1. Raio disse:

    Agora acredite que isso vai vingar.

  2. pessoa comum disse:

    VAI VINGAR SIM. COMO OUTROS EMPREENDIMENTOS QUE JÁ ESTÃO VIGANDO E NÃO ESTÃO INDO PARA PETROLINA, QUE PAROU… PODE ATÉ TER MUITA GENTE GANHANDO DINHEIRO EM JUAZEIRO E GASTANDO EM PETROLINA, MAS ISSO É QUESTÃO DE TEMPO PRA MUDAR.

    1. Cidadão indignado disse:

      Petrolina não parou não, os investimentos públicos podem até ter diminuído mas a iniciativa privada nunca parou de investir aqui.
      Existe projeto de parque eólico pra cá também, torço para que tudo dê certo em Juazeiro, agora que muita gente de lá morre de ódio de Petrolina, morre!

  3. cidadão disse:

    Problema é que Petrolina não tem uma administração empreendedora por isso não ganha também um parque destes. A autoestima do povo de Petrolina está lá embaixo.

  4. Falácias eleitoreiras disse:

    Cidadão, fale por você. Petrolina, independente dos políticos, segue crescendo como nunca. Tem muito mais orgulho de ser petrolinense. Se dez vidas tivesse, dez queria que nascesse em Petrolina. Quanto ao projeto em Juazeiro. Torço para que dê certo. Mas enquanto o verbo estiver no futuro, não há muito o que comemorar.

  5. Alexandre Setúbal disse:

    Os fracos políticos petrolinenses nunca ligaram para industrializar a cidade. Resultado: um município basicamente comercial. Ainda tem um PIB per capita maior que o de Juazeiro, mas é só questão de tempo. Juazeiro é mais industrializada, e a Bahia está atraindo quase tudo em se tratando de energias renováveis. Como se os raios solares em Petrolina fossem diferentes… …falta é competência! Estão vivendo de ilusão com comércio e frutinhas, mas industrializar a cidade que é bom, nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários