Juazeiro poderá reduzir a mortalidade por casos de violência doméstica ou sexual

por Carlos Britto // 21 de outubro de 2011 às 17:15

Desde 2009 a Prefeitura de Juazeiro implementou o Sistema para Notificações Domésticas, Sexual e Outras situações no município. O objetivo foi de levantar o número de casos de violência ocorridos pelos bairros da cidade, e não apenas por internação ou morte, como acontecia antes. Com esse levantamento em mãos, a prefeitura parte para a segunda etapa: tentar reduzir o problema. 

Até o momento já foram notificados 152 casos na cidade, segundo fontes oficiais. Destes, 46 no ano de 2009, 64 em 2010  e 42 em 2011. Nos dois últimos anos os dados são ainda preliminares. Os maiores índices se encontram nos bairros Tabuleiro e Itaberaba.

As notificações são feitas por profissionais que fazem parte das redes social e de saúde e que são preparados para dar atenção às pessoas em situação de violência. Os serviços de notificações são feitos na rede municipal das duas áreas. O maior número de notificações é registrado nas Unidades de Saúde da Família, Maternidade, Núcleo DST/AIDS e CIAM, entre outros parceiros.

Para fortalecer o trabalho de notificações, está acontecendo quinzenalmente um curso em parceria com a Univasf para sensibilização dos profissionais da rede, selecionados previamente, tornando-os multiplicadores. Durante o curso são discutidos tópicos como cultura de paz, mediação de conflitos e as diversas expressões da violência.

De acordo com a Coordenadoria do Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, a agressão está à frente de qualquer outra causa de morte – mais do que, por exemplo, infarto agudo do miocárdio, diabetes, câncer de mama e doenças cérebro vasculares.(Com informações Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários