Sobradinho: Fake news sobre rachadura na barragem é desmentida por especialistas

por Carlos Britto // 21 de maio de 2024 às 13:00

Foto: Ascom Eletrobras Chesf/divulgação arquivo

Áudios circulando nas redes sociais e grupos de WhatsApp estão espalhando desinformação sobre a Barragem de Sobradinho, no Norte da Bahia, alegando a existência de uma grave rachadura que ameaça a segurança da estrutura e das cidades ao redor. A mensagem alarmista afirma que a rachadura não pode ser consertada e que as autoridades estão ocultando a situação, o que geraria um risco iminente para a população.

Entretanto, o Tenente Coronel Tarcísio, comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Juazeiro (BA), desmentiu categoricamente as alegações após visita técnica à barragem. Segundo ele, “não há qualquer rachadura ou risco de desmoronamento”. O que está ocorrendo, na verdade, são simulações de segurança previstas no Plano de Ação Emergencial (PAE) da UHE Sobradinho, parte de uma política de prevenção e educação junto à comunidade local.

O gerente da Divisão de Segurança de Barragem de Sobradinho, Herbert Pereira, também confirmou que todas as barragens da Eletrobras Chesf estão em níveis normais de operação, sem qualquer problema ou risco. Ele destacou que os simulados e palestras nas escolas visam a criar uma cultura de prevenção, assegurando que a população esteja bem informada e preparada para qualquer eventualidade, mesmo que altamente improvável.

A disseminação de fake news é um ato irresponsável que pode causar pânico desnecessário. As autoridades reforçam a importância de buscar informações em fontes oficiais e confiáveis.

Sobradinho: Fake news sobre rachadura na barragem é desmentida por especialistas

  1. maria disse:

    É muito bom que uma equipe de jornalistas sérios e independentes de questões partidárias, irem lá e pesquisarem in loco, e divulgar o resultado da pesquisa para as populações. É a única forma de acabar com essas fakes news.

  2. Kathiane Andrade disse:

    Eles nunca vão admitir nenhum risco para não perder dinheiro como foi no Sul estamos no Brasil não tem como confiar em ninguém só a misericórdia de Deus

  3. Ana Beatriz disse:

    Eu sei que estou muito aflita pois tenho filhos e família e tou preucupada com tudo isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários