Juazeiro, na Bahia, e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, alcançam meta do Ideb

5

ideb-juazeiro

Os municípios de Juazeiro, na Bahia, e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, têm muito o que comemorar em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. Os dois alcançaram a meta projetada do Ideb, conforme divulgação nesta quinta-feira (8) de dados do Ministério da Educação (MEC).

O resultado apontou que as séries iniciais da rede de ensino municipal de Juazeiro não só superaram a meta estabelecida pelo MEC, como atingiram também a esperada para o Ideb 2021. A média de 4,9 deixa o município baiano empatado com Teixeira de Freitas. Ambos ficam em 1º lugar no ranking do Ideb no comparativo entre as 10 maiores cidades da Bahia, incluindo Salvador.

Já Santa Maria da Boa Vista alcançou, em 2015, a meta projetada e atingida – de 3,6.

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, Saeb (para as unidades da federação e para o país) e a Prova Brasil (para os municípios).

ideb-santa-maria

5 COMENTÁRIOS

  1. O interessante é que Petrolina também superou e muito a meta do ideb, conforme dados consultados hoje, o ideb verificado nas séries 4 e 5, foi: 5,6, enquanto a meta era de 4,8.
    Já nas séries 8 e 9, o ideb alcançado por Petrolina foi de 4,5, enquanto a meta era de 3,9.
    Muito estranho a ênfase da reportagem ser em Juazeiro, quando na verdade, quem obteve números mais expressivos já há um bom tempo é exatamente o município de Perrolina.

  2. Só a título de informação, a cidade de Juazeiro só superou a meta do ideb nas séries 4 e 5; no entanto nas séries 8 e 9; o ideb alcançado pela referida cidade foi de 3,7, já a meta era de 3,8, ou seja, não atingiu a meta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome