Juazeiro lança campanha para reforçar prevenção do Câncer do Colo do Útero

por Carlos Britto // 14 de março de 2023 às 11:30

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro aderiu à campanha ‘Março Lilás’ para alerta as juazeirenses sobre os cuidados de prevenção e combate ao câncer do colo do útero.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente em 2022 foram 16.710 casos novos da doença no Brasil. Também conhecido como câncer cervical, a doença é provocada, principalmente, pela infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) – vírus sexualmente transmissível que pode causar lesões na vagina, colo do útero e ânus. “O desenvolvimento da doença depende do sistema imunológico da mulher. Algumas pacientes têm o vírus, mas não possuem lesões, enquanto outras possuem”, explicou a ginecologista da Policlínica Municipal, Milena Andrade.

A médica ainda esclareceu que a doença não costuma apresentar sintomas e reforçou a importância no exame Papanicolau (preventivo) para detectá-la. “A maioria das lesões são assintomáticas. Quando aparece algum sintoma, é porque já existe uma evolução grande da doença, por isso a importância do preventivo. Precisamos conscientizar todas as mulheres que iniciaram a atividade sexual a necessidade da realização desse exame para detectar as lesões iniciais que são extremamente tratáveis e curáveis”, disse.

Prevenção

O exame preventivo está disponível para as juazeirenses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Municipal. As pacientes passam pela avaliação médica que solicita o exame.

O Ministério da Saúde oferece vacina contra o HPV para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. A aplicação é realizada nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h (zona rural) e das 7h30 às 12h/ 13h30 às 17h (zona urbana). O esquema é dividido em duas doses: a segunda dose é aplicada 6 meses após a primeira. Os pais devem levar o CPF ou Cartão SUS, além da Caderneta de Vacinação do filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários