Juazeiro confirma mais 40 casos do novo coronavírus e total chega, até o momento, a 458 infectados

1
Foto: Ascom PMJ/divulgação

Em seu boletim desta quarta-feira (24), a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) confirmou mais 40 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade – sendo dois profissionais de saúde. Os pacientes têm idade de 11 a 80 anos. Com este dado sobe para 458 o número de infectados. Deste quantitativo, 39 resultados foram obtidos por meio do teste rápido e um pelo Laboratório Central (Lacen) de Salvador.

Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade, sendo acompanhados pelas equipes de saúde da pasta. Com mais 22 recuperações registradas, agora sobe para 160 o número de pacientes clinicamente curados. Sobre o óbito registrado neste boletim, a Sesau informa que se trata de paciente do sexo feminino, de 58 anos, a qual era hipertensa. Ela faleceu ontem (23) no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Com mais este registro, Juazeiro chega a 18 óbitos em decorrência da Covid-19.

A Sesau ressalta que o número de casos está aumentando em decorrência da intensificação das testagens realizadas pelo município. Juazeiro soma mais de 5 mil testes já realizados na cidade entre os testes rápidos da prefeitura e os do Lacen.

Com as ações preventivas também sendo intensificadas através das barreiras da vigilância e nas comunidades, Juazeiro tem no momento 3.880 notificações; destas, 3.297 já estão descartadas por testarem negativo para a Covid-19. Outras 125 pessoas estão aguardando resultado ou coleta. Sobre este dado, a pasta reforça que não está havendo alteração, pois as pessoas notificadas não estão comparecendo ao ponto de coleta para realização do exame. “A secretaria continua insistindo nas ligações para que os mesmos possam fazer o exame”, frisa.

Dos 458 casos confirmados, 239 são do sexo feminino e 219 do masculino; deste quantitativo, 60 são profissionais de saúde. A Secretaria ressalta que tem 249 pessoas em isolamento domiciliar e 31 pacientes internados – sendo 16 em leitos de UTI e 15 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para Covid- 19 aos juazeirenses.

H1N1

Para o H1N1 não há alteração nos dados: permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

Rede PEBA

A UPA de Juazeiro conta com oito leitos equipados com respiradores e dois estão ocupados, representando assim 25% de taxa de ocupação. Para atendimento intermediário a unidade tem 12 leitos; destes, oito estão ocupados com uma taxa de 66,66% de ocupação.

Dos oito leitos de UTI em funcionalidade do HRJ, dois estão ocupados com pacientes da cidade. Dos 29 leitos intermediários, três estão com pacientes de Juazeiro.

O Hospital São Pedro, em Remanso (norte do Estado), tem 10 leitos de UTI e três pacientes de Juazeiro estão internados na unidade. Dos 30 leitos intermediários, quatro estão ocupados com paciente de Juazeiro. O Hospital Ernesto Simões, em Salvador, permanece com um paciente de Juazeiro em estado grave na UTI da unidade e o Hospital Espanhol também tem um paciente de Juazeiro internado na UTI.

Dos cinco leitos de UTI disponibilizados pelo  Hospital Neurocardio, em Petrolina (PE), para atendimento a pacientes de Covid-19 pelo SUS, três estão com pacientes de Juazeiro. O Hospital Memorial, também na cidade pernambucana, disponibilizou cinco leitos de UTI para atendimento SUS; destes, quatro permanecem ocupados com pacientes de Juazeiro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome