Juazeiro apresenta baixo risco para dengue, Zika e Chikungunya, segundo levantamento

0

O município de Juazeiro (BA) apresentou baixo risco para infestação de Aedes aegypti, segundo o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa foi realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau), através da equipe da Vigilância Epidemiológica. O primeiro LIRAa, que é realizado a cada três meses, foi feito entre os dias 12 e 16 de abril. O Índice de Infestação Predial ficou em 0,7. Juazeiro possui 123 mil imóveis.

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes. É considerado baixo risco quando o índice é até 1. Médio risco quando o índice de é 1 a 1,5. Alto risco quando é acima de 1,5.

A prefeitura reforça que, mesmo com o índice considerado de baixo risco, os juazeirenses não podem deixar de lado os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. “As pessoas precisam ficar atentas aos tonéis e caixas d’água, mantendo as calhas sempre limpas, lembrando de deixar as garrafas sempre viradas com a boca para baixo e evitar água parada em casa. São cuidados que a gente sempre lembra, mas é importante reforçar principalmente nesse período chuvoso”, destacou o secretáriom municipal de Saúde, Fernando Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

quinze + quinze =