Jovem poeta de Petrolina lançará primeiro livro neste sábado

por Carlos Britto // 15 de maio de 2015 às 21:33

matheus poetaLiteratura e música são duas grandes paixões do jovem estudante Matheus José, que nasceu em Juazeiro (BA) há 18 anos e foi criado em Petrolina. Desde criança, se acostumou ao ver o pai na rede lendo ou escrevendo poesias, sem a intenção de publicá-las. Isso lhe influenciou naturalmente. O que ele não sabia era que um dia seria tão apaixonado pela estrutura das rimas e depois pelos versos livres. Antes mesmo da adolescência, passou a rabiscar poemas em seus cadernos e foi guardando. Um dia resolveu levar o assunto a sério e decidiu escrever seu primeiro livro.

O resultado será lançado neste sábado (16), às 19h,  na  Haus Bier, em Petrolina, quando Matheus estará autografando seu singelo trabalho poético batizado de ‘Pensamentos de um Andarilho’, publicado pela editora Mondrongo. Com cerca de 60  páginas, o livro traz 15 poemas que abordam vários assuntos que segundo ele, vieram em forma de inspiração, mas foram trabalhados com cuidado para não perde o foco de uma poesia contemporânea.

Para mim todo poeta é um andarilho, pois passeia nas profundidades de sua psique, no terreno de seus pensamentos, nos recônditos da sua alma, nos mais íntimo de seu coração, na luz colossal ou na vasta escuridão de seus sentimentos”, diz o jovem poeta no texto entrelinhas que abre o livro.

Amante da poesia de Carlos Drummond, João Cabral de Melo entre outros grandes poetas brasileiros considerados clássicos do século XX, Matheus destaca que o título lhe remonta sua admiração pelos andarilhos. Ele mesmo se considera um desses que gosta de passear pela cidade, vendo o movimento das pessoas e os traços concretos e arquitetônicos de muitos prédios que lhe encantam.

Caminho… Não sei onde vou chegar. Caminho sem rumo, sem destino, apenas por caminhar.”, escreve o poeta nos primeiros versos do poema que dá título ao livro. E finaliza: “E pelas ruas dos sonhos, onde o amor caminha comigo, eu poetizo e descrevo os pensamentos de um andarilho”.

Renascentismo

Para o segundo semestre Matheus José tem outro projeto mais audacioso, mas que corresponde à sua paixão pelo Renascentismo. Assim, pretende lançar até o final do ano um romance, tendo Dante Alighieri  como personagem. Mas a missão em busca de patrocínio será maio ainda. Escritor, poeta e político italiano,  Dante foi considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta (“o sumo poeta”). A literatura ocidental continua impregnada de sua poderosa influência, sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica a consciência literária ocidental. (Com a colaboração de Manoel Andrade/para o Blog)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários