Jornalista e fotógrafo captura imagens do Vale do São Francisco sob um novo olhar

0
Foto: Jean Corrêa

O Vale do São Francisco é repleto de paisagens vibrantes, belas e coloridas. A região, que já foi cenário de filmes e novelas e atrai os olhares mais diversos, é retratada no projeto fotográfico ‘Vale em Preto & Branco?’, conduzido pelo jornalista e fotógrafo Jean Corrêa, que registrou imagens nas cores preto e branco utilizando uma câmera compacta.

O fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, conhecido por esse tipo de fotografia, já disse uma vez que a ausência de cores permite um olhar mais concentrado no ponto de interesse da fotografia. Para Jean, que estuda sobre fotografia com ênfase em história e fotojornalismo, desde a época da faculdade, o projeto é uma oportunidade de tornar real uma vontade antiga de captar cenas que sempre são registradas evidenciando as cores.

A ideia de um ensaio fotográfico em preto e branco me acompanha há alguns anos, pegando esse conceito do Vale do São Francisco ser uma região notável pelo colorido, e como seria interessante retratá-lo apenas em preto e branco, reforçando o trocadilho ‘Vale registrar em preto e branco?’“, afirma Jean.

As 50 fotografias do projeto foram tiradas por câmeras digitais compactas, com limitações tecnológicas que hoje em dia já são superadas, inclusive, pelas câmeras de alguns smartphones disponíveis no mercado, e que possuem múltiplas funções. A escolha por utilizar esse tipo de câmera foi proposital, já que outro objetivo do projeto é mostrar que é possível fotografar com esse tipo de ferramenta, mais acessível financeiramente e também ideal para aqueles/as que pretendem ingressar no mundo da fotografia.

O resultado do ensaio fotográfico já  pode ser conferido no link. A apresentação oficial do ‘Vale em Preto & Branco’ será em uma live no dia 14 de março, às 16h, dentro da programação do Flijua – 1ª Festa Literária de Juazeiro. O evento contará com a participação de Heitor Rodrigues, engenheiro civil fotógrafo e autor de diversos projetos fotográficos; e Emerson Rocha, jornalista e repórter nos portais G1 e GE da TV Grande Rio, em Petrolina (PE), que já fez trabalhos como fotojornalista nos jornais Correio (Salvador), Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio (Recife).

Foto: Jean Corrêa

O autor

Jean Corrêa é jornalista, formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Seu trabalho de conclusão de curso versou sobre fotojornalismo no contexto do jornal O Pharol, de Petrolina, e desde então estuda informalmente a fotografia, com ênfase na história e no fotojornalismo. Em parceria com o Museu Regional do São Francisco, desenvolveu em 2015 o projeto  ‘Sua História é Nossa História’, cuja intenção foi reunir e digitalizar negativos fotográficos que registram momentos históricos da cidade, bem como de juazeirenses ilustres. Ainda no campo das artes, também é músico amador, atuando como guitarrista/vocalista em bandas locais desde 1998.

Apoio

O projeto foi aprovado dentro do edital Usinas Culturais, com recursos da Lei Aldir Blanc, pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Juazeiro, no final de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

4 × 5 =