Jarbas em Petrolina

por Carlos Britto // 21 de março de 2009 às 20:15

O senador Jarbas Vasconcelos já está cumprindo agenda em Petrolina. Hoje, já almoçou com o prefeito Júlio Lóssio do seu partido o PMDB.

Jarbas conversou muito com Lóssio sobre os destinos do partido e claro, no cardápio, a sucessão nas próximas eleições.

O PMDB se reúne neste domingo no Sest-Senat, das 9h às 13h, para discutir os problemas do Sertão pernambucano.

Jarbas em Petrolina

  1. Mudando de assunto... disse:

    PODE SER QUE ALGUÉM LEIA. (22 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA ÁGUA)

    ÁGUA NO MUNDO, UM BEM FINITO

    A Terra tem cerca de 71% de sua superfície coberta por água. Deste volume 97,3%, aproximadamente, é de água salgada armazenada nos oceanos e mares, cujas salinidades vão de 35 a 250 por mil. Isso significa que nas águas do oceano Atlântico, por exemplo, podem ser encontrados em cada litro de água, cerca de 35 gramas de sal, e, no Mar Morto, cerca de 250. Sendo estes os pontos extremos. 2,07% é representado pelas águas doces congeladas da Patagônia, Groelândia e Antártida, águas que se encontram em estado gasoso na atmosfera e as águas que se encontram nos corpos dos seres vivos. 0,63% (mais ou menos 14.000 km3/ano) apenas é acessível ao homem e outros animais e estão armazenadas nos rios, lagos e lençóis subterrâneos que vão de profundidades quase zero a 1.800 metros. A demanda mundial nos dias de hoje já é de 41% do total disponível no Planeta Terra.

    A atividade humana vem causando, nos últimos anos, um grande impacto nos ecossistemas aquáticos. São muito freqüentes as noticias de mortandade de peixes e de outros organismos em rios e litorais poluídos. Também são comuns as noticias sobre a contaminação de alimentos provenientes de rios ou do mar. Os rios que servem as regiões mais povoadas sofrem descarga continua de dejetos humanos, detergentes domésticas, resíduos industrias, fertilizantes e defensivos agrícolas, etc. Todo esse material orgânico e inorgânico causa poluição das águas. Mesmo as águas subterrâneas têm sido contaminadas por produtos que não são biodegradáveis, que resulta em mortandade de peixes e outros animais, como aconteceu em outubro e novembro de 2007 em Minas Gerais e Bahia, quando houve o aparecimento das algas azuis (cianobactérias), onde os governos dos dois estados interditaram trechos do rio São Francisco e rio Doce por causa da contaminação.

    Aqui bem perto de nós, no dia 02 de novembro de 2007, morreram mais de um milhão de peixes no rio São Francisco e até hoje o IBAMA não divulgou a causa real do acidente ambiental. Este fato aconteceu numa barragem situada num dos afluentes que deságuam no Lago de Sobradinho no município de Casa Nova – BA.

    O rio São Francisco, sem nenhuma dúvida, é um exemplo da falta de responsabilidade do ser humano com o uso dos recursos naturais esgotáveis. Em pleno Sec. XXI, ainda se constata o lançamento de esgotos “in natura” em suas águas, inclusive Petrolina. Que apesar de nossa cidade está trabalhando no sentido de adquirir melhores condições ambientais se compararmos com a maioria das outras cidades ribeirinhas, mesmo assim, ainda está a “anos luz” do ideal aceitável.

    Amanhã dia 22 de abril, é o dia mundial da água. Não o entendo como um dia para fazer barulhos inúteis que não leva a nada. Entendo sim, como um dia para se fazer reflexões. Como estamos tratando nossos recursos hídricos? Como pretendemos tratá-los no futuro? A água é um bem finito, não do ponto de vista quantitativo, mas do ponto de vista qualitativo. Que façamos uma profunda reflexões e analisemos com muito cuidado

    Vitorio Rodrigues de Andrade
    Ambientalista/Comunicador Social

  2. Reticando disse:

    Onde está escrito na ultima linha “reflexões” . Lei -se reflexão.
    Obrigado.

    Vitorio

  3. Consertando o conserto... disse:

    A palavra é retificando.
    Desculpem.

    Vitorio

  4. K H DÃO MALA KIA disse:

    Pôxa vida !!! Esse comentário sobre a o DIA da ÀGUA de Vitorio, não tem nada haver com o titulo em foco.
    Pô… Vitorio sei que vc vai ficar brabo comigo, desculpas por favor, porque vc não mandou essa materia direto pra Carlinhos… ?

  5. K H DÃO MALA KIA disse:

    Isso Dr. Julio, 15 NELES …………

  6. nanuca disse:

    O PMDB é corruto desde quando ele é partido. Pergunta a Jarbas qual a conveniência dele ter feito revelações somente agora. Pergunta esta história da aposentadoria de R$17.000,00. Como é isto? Pergunta também qual o custo total de um senador para os cofres públicos de uma nação de tantos miseráveis? Pergunta também se ele tem salário de ex-governador quanto somam seus rendimentos totais que vem dos cofres públicos, estado, município e Federação?

  7. Vitorio Rodrigues disse:

    K H DÃO MALA KIA, gosto mesmo é desse seu nick. Mas ficar bravo com vc? de jeito nenhum. Eu fiz isso que sugeriu, mas Brito demorou a postar eu resolvir colocar nos comentários. MUDEI DE ASSUNTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *