Janeiro Branco: Com programação em unidades da rede pública de Juazeiro, campanha faz alerta sobre Saúde Mental

por Carlos Britto // 14 de janeiro de 2019 às 21:00

CAPS AD de Juazeiro-BA. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) iniciará nesta quarta-feira (16), a programação de ações voltadas ao ‘Janeiro Branco’ – mês de cuidados e atenção com a saúde mental. As atividades acontecerão até o dia 31 de janeiro e levarão palestras e roda de conversa para o público interno dos Centros de Atenção Psicossocial e também para o público externo.

Nesta quarta (16), quinta (17) e sexta-feria (18) será realizado o acolhimento aos usuários dos respectivos centros: CAPS II, CAPS AD e CAPS Infantil, sempre das 9h às 11h. Nos dias 22 e 29 acontecerá no Centro de Saúde III atualização em Formação de Suporte e Atendimento a Pessoas com Doença Mental, tendo como público alvo policiais militares e funcionários da Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT).

Seguindo a programação, no dia 24 e 25 é a vez do Fórum de Saúde Mental para os profissionais de saúde; no segundo dia haverá Oficina de Humanização com o tema ‘Reconhecendo as Emoções’. Os dois eventos acontecerão no Centro de Saúde III, das 14h às 17h. Finalizando as atividades do mês, nos dias 30 e 31 os agentes de portarias da rede municipal também passarão por uma atualização em suporte e atendimento a pessoas com transtorno mental.

Cronograma

Todo o cronograma foi elaborado pela Sesau e será executado pelas Gerências de Educação Permanente e Humanização, profissionais dos CAPS, residentes da Univasf e pelo professor Roosevelt Duarte. De acordo com a assessora de Planejamento e Psicóloga Luciana Florentino, esse é um momento de interação e aprofundamento sobre os cuidados com nossa saúde mental e emocional. “Toda a programação foi planejada e voltada para diversos públicos, desde o interno, onde já trabalhamos no dia a dia com os pacientes, ao público externo, que em muitos casos não sabe como agir ao se deparar com algum transtorno mental. A saúde mental deve ser trabalhada e cuidada como qualquer outro órgão ou sistema do corpo”, alertou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários