Itacuruba: Conferência debate direitos das mulheres e desconstrução da cultura machista

1

conferência itacurubaA 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Itacuruba (PE), Sertão de Itaparica, foi realizada na manhã desta quarta-feira (16), no auditório da Secretaria de Educação. O tema, intitulado “Mais direitos, participação e poder para as mulheres de Itacuruba”, atraiu um bom número de participantes ao debate.

O prefeito Gustavo Cabral e a vice Djnanny Almeida, formaram a mesa juntamente com representantes da Câmara de Vereadores e do governo do estado.

conferência itacuruba2Após o hino nacional, a conferência foi aberta com uma apresentação do Maculelê, pelo grupo da Casa de Juventudes. Em seguida, o prefeito fez um breve discurso ao público presente. “Essa conferência é muito significativa. As mulheres de Itacuruba têm compromisso em debater e participar, e a gestão está aberta a ouvir a sociedade para buscar a efetivação das políticas voltadas para mulheres“.  Na sequência, declarou aberto evento.

Direitos iguais

A palestra, ministrada pela coordenadora regional da Mulher, Ivete Venâncio, começou com desconstrução da cultura machista, mostrando que mulheres e homens são diferentes porque a natureza assim os criou, mas ambos possuem direitos iguais e as diferenças não podem ser transformadas em desigualdades. Após falar sobre direitos, Ivete levou para o debate a questão da participação, explicando como e onde as mulheres podem contribuir e fazer ouvir sua voz. Destacou a importância de se ter no município o Conselho da Mulher.

Várias intervenções do público aconteceram durante o debate, inclusive com a participação de policiais, que relataram sobre os principais problemas enfrentados pelas mulheres na área da violência. Na oportunidade as mulheres foram encorajadas a denunciar casos de agressão, se forem vítimas, com base na Lei Maria da Penha. Dentro da conferência do município serão votados os delegados que participarão dos encontros em nível estadual e federal. (foto/divulgação)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome