Ipec mostra Raquel com 51% das intenções de voto contra 43% de Marília

por Carlos Britto // 26 de outubro de 2022 às 06:40

Fotos: Pedro Alves e Marlon Costa/g1 e Pernambuco Press

Pesquisa do Ipec divulgada nesta terça-feira (25), encomendada pela Rede Globo, aponta que a candidata Raquel Lyra (PSDB) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que a candidata Marília Arraes (Solidariedade) tem 43%. Este é o segundo levantamento para o Governo de Pernambuco do instituto após o primeiro turno das eleições. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 11 de outubro, Raquel obteve 50%, e Marília, 42%.

As entrevistas desta segunda pesquisa foram feitas entre o domingo (23) e ontem. Foram ouvidas 2 mil pessoas em 75 municípios pernambucanos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01633/2022.

De acordo com o Ipec, se a eleição fosse hoje, Raquel teria 54% dos votos válidos, e Marília, 46%.

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Raquel Lyra tem 54%, e Marília Arraes, 46%. Os percentuais são iguais aos da pesquisa anterior, divulgada no dia 11 de outubro. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No primeiro turno, Marília recebeu 1.175.651 votos (23,97%), e Raquel, 1.009.556 votos (20,58%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro. O levantamento também questionou os eleitores em quem votariam para governador, sem apresentar nomes. Raquel Lyra obteve 43%, e Marília, 34%. Além disso, 2% disseram que iriam votar em “outros”; 5% pretendem votar branco ou nulo; e 16% não souberam ou preferiram não opinar.

A pesquisa Ipec apontou ainda o índice de rejeição das candidatas. A sondagem mostra que 36% dos eleitores pernambucanos não votariam de jeito nenhum em Marília Arraes, e 23% não votariam de jeito nenhum em Raquel Lyra.

O levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 11 de outubro, indicou que Marília tinha 32% de rejeição, e Raquel, 18%. As informações são do g1-PE.

Expectativa de vitória

O Ipec perguntou, ainda, quem os eleitores acham que vai ganhar a eleição, independentemente da intenção de voto:

Raquel Lyra (PSDB): 57%

Marília Arraes (Solidariedade): 35%

Não sabem/preferem não opinar: 8%.

  1. ESPEDITO RODRIGUES disse:

    Chega de Arraes na política Pernambucana. Têm que inovar. O bom estudante conhece a história.!

  2. A verdade disse:

    A família Arraes inaugurou nas escolas do estado o hábito da greve com o governo de Miguel Arraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.