Investimento para novas áreas irrigadas virá de PPPs, diz Fernando Bezerra

por Carlos Britto // 15 de fevereiro de 2011 às 07:01

Os investimentos na ampliação da área pública irrigada no Brasil, que serão definidos pela futura Secretaria Nacional de Irrigação, virão de parcerias público-privadas (PPPs), afirmou nesta segunda, dia 14, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

A nova secretaria será criada por meio de um decreto presidencial para reformular todo o ministério e, entre outras ações, irá disponibilizar áreas públicas no semiárido nordestino para serem cultivadas com culturas irrigadas.

Trabalhamos dentro da secretaria para que as novas áreas sejam desenvolvidas por meio da parceria público-privada, modelo que poupará o orçamento fiscal. Isso vai desafiar o investidor privado a contrair empréstimos para ampliar a área pública irrigada“,  disse o ministro.

Para sustentar os investimentos, o governo deverá criar, segundo FBC, um fundo garantidor específico para a atividade da agricultura irrigada, semelhante ao que já existe para as PPPs. Para o ministro, método deve acelerar a implantação da área.

Investimento para novas áreas irrigadas virá de PPPs, diz Fernando Bezerra

  1. Josival Amorim disse:

    Temos uma oportunidade rara de aclarar bem como deveremos aplicar melhor os recursos na irrigação e na agricultura de um modo geral neste país. Tanto a agricultura empresarial quanto a agricultura familiar não pode mais seguir sem os trilhos de um grande e bem amadurecido planejamento agrícola para todo o país.
    Uma política agrícola não pode prescindir de um planejamento. O nosso Ministro deverá fazer, em conjunto com os Ministérios do planejamento e da Agricultura, um planejamento agrícola, em cima de um diagnóstico das nossas necessidades de consumo e da vocação de cada região produtora. Somente assim se podem oferecer incentivos financeiros e seguro agrícola com estabilidade e segurança na produção e com oferta dos produtos com mais equilíbrio na oferta de emprego e renda.

  2. adailton dias barbosa disse:

    Espero que isso realmente aconteça, e que venha a desenvolver o sertão nordestino e principalmente a irrigação que está parada a 8 anos, sem nenhum avanço no que se trata de novos projetos de irrigação.

  3. ANTONIO SOARES GALVAO disse:

    Quem sabe agora o Canal Pontal Sul podera sair de papel e ser concluido pois o Ex: Presidente Lula deixou 8 anos paralizado as obras desse importante canal na região rural de Petrolina, só agora com um filho da região como ministro essa obra saira do papel…
    É o que esperamos de voce, Fernando Coelho.
    Ainda bem…Vc é coelho, coelho faz acontecer…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários