Intensificação de testes rápidos em Juazeiro explica aumento nos casos de coronovírus e força tarefa da prefeitura quer zerar espera

0
Foto: Ascom PMJ/divulgação

Nos últimos dias os boletins divulgados pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) vêm registrando um significativo aumento no números de casos do novo coronavírus (Covid-19) no município. O motivo é a ampliação da testagem rápida, quando até ontem (18) já haviam sido realizados 5.045 testes rápidos através do Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA), do Ponto de Coleta e do Mapeamento Imunológico.

Com o objetivo de zerar a espera por testes, a Sesau iniciou os testes em quantidade pelos profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia, como médicos, enfermeiros e técnicos de saúde; policiais federais, militares e civis; guardas municipais; agentes públicos de trânsito, de postura e de limpeza; e profissionais de imprensa. A segunda etapa teve início nesta semana com a ampliação do programa Vigilância Covid, que já passou pelos bairros Santo Antônio e Maringá e nesta sexta (19) chega ao Piranga.

O prefeito Paulo Bomfim destaca que todos os esforços da gestão municipal estão centrados no combate à pandemia e para proteger a população. “Estamos investindo e ampliando as ações de testagem rápida e de medição de temperatura para que tenhamos um levantamento mais preciso da situação da pandemia e, com isso, podermos planejar novas ações e estratégias de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus“, afirma.

A secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, além de reforçar a importância da testagem em quantidade, ressalta que a subnotificação em Juazeiro é inferior à registrada na média do país. “Enquanto no Brasil estima-se que a cada 10 pessoas doentes apenas 3 são diagnosticadas, em Juazeiro são 5 a cada 10. Isto se deve ao aumento significativo no número de testes realizados pela Prefeitura, através da Secretaria da Saúde“, frisa.

Números

Para demonstrar a importância do programa Vigilância Covid – que tem realizado testagem e medição de temperatura, além de limpeza e desinfecção das ruas em parceria com o SAAE e a Sesp por bairros da cidade –, é preciso perceber a evolução do número de casos confirmados a partir dessa ação. Como comparativo, na última segunda-feira  (15) apenas um caso positivo foi registrado e o total era de 187 pessoas infectadas. Já no final desta quinta-feira dia 18/06 o boletim da Sesau informou 14 novos casos e o total de 281 pacientes confirmados com a Covid-19. Considerando os dois dias anteriores quando o salto foi ainda maior, com os registros de 42 novos casos na terça (16/06) e 73 na quarta (17/06), o município contabiliza um aumento de 65,5% de pacientes diagnosticados com a doença após ampliar a testagem em quantidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome