Integrantes de Rota da Fruticultura visitam Vale e ouvem reivindicações

por Carlos Britto // 26 de julho de 2021 às 07:46

Foto: CLAS Comunicação/divulgação

Uma iniciativa da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF) movimentou o Vale do São Francisco na manhã do último sábado (24). Liderada pela deputada federal, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Familiar e da Comissão e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PSL-DF), a comitiva visitou a Agrovale, em Juazeiro (BA), onde conheceu as etapas de produção de cana-de-açúcar em sistema irrigado.

Depois de conferir a experiência bem-sucedida do gotejamento subterrâneo, que possibilita índices de produtividade superiores à média nacional (75 TCH), e acompanhar o processo de colheita mecanizada, que vem sendo implantado gradativamente, a deputada Bia Kicis, elogiou o agronegócio regional, destacando os avanços conquistados pela empresa sucroalcooleira.

Um semiárido produtivo que superou todas as nossas expectativas.  Depois de conhecer os obstáculos contornados pela Agrovale, voltamos inspirados com o intercâmbio de experiências e tecnologias que será muito útil às Rotas de Integração Nacional no projeto de ampliação de empregos e renda”, ressaltou.

Na cidade baiana, a comitiva também conheceu produtores do distrito de Maniçoba e visitou uma fazenda produtora e exportadora de frutas.

Prefeitura

A comitiva ainda foi até o Paço Municipal, sendo recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Carlos Neiva, e pelo chefe de Gabinete, Ciro Viana, que representaram a prefeita Suzana Ramos.

Durante a reunião, Bia Kicis e a delegação da Rota da Fruticultura ouviram algumas reivindicações que podem beneficiar o escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco, como melhorias para as estradas vicinais na zona rural, a reativação da ferrovia e a obra da Travessia Urbana de Juazeiro.

Perímetro Senador Nilo Coelho

Na sexta-feira (23), os integrantes da comitiva e colaboradores da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), lideranças políticas e outros representantes, visitaram o Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina, com o intuito de trocar experiências comerciais. A visita iniciou pela manhã, na Estação de Bombeamento Principal (EBP), localizada em Sobradinho (BA). Lá foi apresentada a estrutura do local e como é feita a captação e distribuição de água aos 2.333 usuários do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC). Ainda pela manhã, o grupo conheceu outras estruturas do perímetro e também um lote empresarial onde são cultivadas as culturas de manga e uva.

À tarde, a comitiva visitou a sede Administrativa do DINC, onde foram apresentadas as suas principais instalações. Dando continuidade, o grupo se dirigiu ao lote de um pequeno produtor, no Núcleo 6. O presidente da Associação dos Produtores do Distrito Federal (Aprosanta), Cristiano Valério de Moraes, fez uma avaliação positiva da visita.

A Rota da Fruticultura é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais. O programa segue as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e integra as estratégias do ministério para, com inclusão produtiva, desenvolver regiões. São 29 municípios de Goiás e quatro de Minas Gerais, além de produtores rurais; associações; grupos comerciais; setor público; governos federal distrital, estaduais e municipais; setores de logística, entre outros. Também estiverem presentes na visita representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf),Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Foto: Ascom DINC/divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *