Integração Nacional e Iphan assinam acordo para criar Centro de Referência do projeto São Francisco em Salgueiro (PE)

1

FBC/Foto: Ascom MINO Ministério da Integração Nacional e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram acordo de cooperação técnica para criação do Centro de Referência Cultural e Ambiental (CRCA) do projeto São Francisco. O espaço vai abrigar projetos e exposições de bens arqueológicos, além de vestígios da fauna e da flora encontrados na área do empreendimento.

Com sede no município de Salgueiro (PE), Sertão Central, em função da localização do sítio mais representativo encontrado, o Centro de Referência tem como objetivo apresentar o Projeto de Integração do Rio São Francisco e sua relevância econômico-social, reunindo e exibindo os patrimônios resgatados representativos da cultura e da paisagem da região.

Todos os achados arqueológicos e paleontológicos, toda a cultura da região será valorizada e disseminada neste centro de referência”, garantiu José Machado, assessor especial responsável pelo projeto no Ministério. Segundo Machado, a expectativa é de que o centro também contribua com o debate sobre os benefícios da obra e as relações com o desenvolvimento regional.

No CRCA do Projeto São Francisco, o visitante será convidado a conhecer a paisagem, a história da ocupação e o patrimônio cultural do território. Nesse espaço interativo, também serão apresentadas as pesquisas realizadas na região e os trabalhos desenvolvidos pelos programas ambientais do Projeto São Francisco, universidades e centros de pesquisas.

Cooperativa

Está prevista também a criação de uma rede cooperativa com as 17 cidades da área de influência do Projeto São Francisco, além de parcerias com instituições de ensino e circuito turístico regional. O objetivo é explorar os espaços culturais destinados a receber as exposições itinerantes da sede do CRCA, que poderão agregar suas culturas locais. (As informações são da assessoria da Integração Nacional)

1 COMENTÁRIO

  1. carlos briitto tudo isto que esta nesta reportagem e de estrema importancia, mais nada e mais importa nada do que a transposiçao do rio sao francisco fernando coelho esta deixando para que de continuidade quando estiver perto das eleiçoes para deputado ISTO E MACACO VELHO,

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome