Inscrições para cargo de conselheiro estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de PE vão até dia 17/07

por Carlos Britto // 07 de julho de 2015 às 21:35

Marcelino Granja, em Salgueiro, durante audiência pública sobre a composição do ConselhoProsseguem até o dia 17 de julho as inscrições para quem estiver interessado em ocupar uma cadeira no Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC) em algumas das principais cidades de Pernambuco. No município de Salgueiro, Sertão Central, o local de inscrições é a Secretaria de Cultura e Esportes. O horário de atendimento é das 8h às 12h.

Esse será o primeiro passo do processo eleitoral que definirá os representantes, para o período de 2015 a 2017, dos titulares e suplentes da sociedade civil, no Conselho que tem o poder de deliberação sobre tombamentos e aprovação dos planos de proteção, restauração e intervenção de bens culturais, tanto materiais como imateriais.

No último dia 5 de maio, o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, esteve em Salgueiro, para uma audiência pública sobre a composição do Conselho Estadual de Política Cultural e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (foto). Na ocasião, o secretário explicou que, nos dois casos, a participação entre poder público e sociedade civil deve ser paritária, sendo o Conselho de Política Cultural formado por 40 membros e o de Preservação do Patrimônio Cultural por 14.

Ele apontou, ainda, os segmentos e as áreas que devem estar contempladas nos conselhos, de acordo com as leis estaduais 15.429/2014 e 15.430/2014. Para Marcelino, o objetivo é fortalecer tanto o aspecto democrático de participação popular quanto o próprio processo de gestão. “Na definição dos segmentos para a composição dos conselhos, fizemos um esforço político para valorizar a cultura popular”.

Fóruns

Após a primeira etapa, de inscrição e habilitação, acontecerão os fóruns específicos divididos nos segmentos de Arquitetura, Urbanismo, Geografia e Engenharia; Arqueologia, História e Museologia; Antropologia, Sociologia e Turismo; Movimentos sociais de urbanismo e de meio-ambiente; Centros de Documentação e Memória: Arquivos, Bibliotecas, Espaços de Memória e Museus; Comunidades tradicionais e/ou religiosas, costumes, saberes e formas de expressão; e Expressões culturais de Pernambuco registradas como Patrimônio Cultural Imaterial.

Além de Salgueiro, as inscrições dos candidatos estarão abertas nas cidades de Caruaru, Goiana, Petrolina, Recife e Triunfo. O formulário de inscrição pode ser acessado no seguinte link: FORMULARIO-DE-INSCRICAO-DO-CONSELHO-DE-PRESERVACAO-CULTURAL(1). (foto: Ascom PMS/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários