Índice de chuvas em Petrolina neste primeiro trimestre foi 76% acima da media dos últimos 104 anos

por Carlos Britto // 15 de abril de 2016 às 07:40

chuvas petrolinaA chuva que parecia ter abandonado o sertanejo deu o ar da graça novamente nesta quinta-feira (14) em Petrolina. E os dados divulgados esta semana pelo Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) são animadores.

Segundo o laboratório, em comparação com os dados de chuva dos últimos 104 anos,  o índice pluviométrico neste primeiro trimestre em Petrolina (431,1 mm), foi maior 186,1 mm do que o índice médio histórico neste período que é de 245,0 mm. Já  em Juazeiro choveu 433,2 mm – ou seja, 164,8 mm a mais do que o índice médio histórico para esse trimestre que é de 268,4 mm.

De acordo com o laboratório, isso mostra que, em média, as chuvas deste primeiro semestre em Petrolina foram maiores 76% e em Juazeiro 61%. Esses dados também indicam que o primeiro trimestre foi bastante chuvoso, o que surpreendeu a todos uma vez que as previsões apontavam que 2016 seria seco ou muito seco.

De acordo com as previsões, até o próximo dia 18, a região de Petrolina, Juazeiro (BA) e vizinhanças terão céu variando de claro a parcialmente nublado e possibilidade pequena de ocorrência de chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários