Implantação de 6 IFs em Pernambuco repercute na Alepe

por Carlos Britto // 14 de março de 2024 às 20:20

Foto: Giovanni Costa/Alepe

O anúncio da construção de 100 novos institutos federais de educação, ciência e tecnologia (IFs) no Brasil, sendo seis deles em Pernambuco, foi o principal tema dos pronunciamentos na reunião plenária de quarta-feira (13).

A iniciativa foi divulgada anteontem (12) em Brasília pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. As cidades pernambucanas contempladas com o investimento são Recife (Região Metropolitana), Goiana (Mata Norte), Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional), Bezerros (Agreste Central), Águas Belas (Agreste Meridional) e Araripina (Sertão do Araripe).

Doriel Barros (PT) comemorou a medida. O parlamentar lembrou que os investimentos na área educacional estavam estagnados, mas foram retomados pela gestão atual. Ele destacou a criação de 140 mil novas vagas além do investimento de R$ 1,4 bilhão para consolidar as unidades já existentes.

São mais oportunidades para que os filhos dos trabalhadores possam ter uma profissão, um curso profissionalizante, um emprego, e possam viver com dignidade. Por isso, nós precisamos celebrar a retomada de investimentos e a criação dos novos institutos federais”, afirmou. O deputado também destacou o anúncio da construção de seis dos novos campi em Pernambuco.

Qualificação

Jarbas Filho (MDB) também celebrou a notícia. “Teremos profissionais mais qualificados, o que contribui para o aumento da produtividade e competitividade, dinamizando nossa economia e apresentando uma boa perspectiva para o futuro dos pernambucanos”, ressaltou. O deputado comemorou as mais de 8 mil vagas que serão oferecidas aos jovens do Estado e a intenção do Governo Raquel Lyra de inaugurar três novas escolas técnicas. As cidades de Exu (Sertão do Araripe), Jaboatão dos Guararapes e Moreno (ambas na Região Metropolitana do Recife) vão ser beneficiadas, segundo o parlamentar. As informações são da Alepe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários