IF Sertão-PE disponibiliza para a população Painel de Dados Abertos

0

Para promover a publicação de informações acessíveis ao público, processáveis por máquinas e sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle, foi instituída pelo Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016, a Política de Dados Abertos do Executivo Federal. Com isso, no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), em Petrolina, uma comissão foi instituída em março de 2018 para elaborar um inventário das bases de dados do Instituto e promover a abertura das informações produzidas pela instituição. Após a realização de consulta pública e outras estratégias de mapeamento dos dados de caráter institucional de maior relevância para a sociedade, está disponível o Painel de Dados Abertos do IF Sertão-PE

Os dados reunidos pela instituição foram organizados em Administração, Ensino, Extensão, Gestão de Pessoas e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. “A organização nos grupos foi feita de acordo com as áreas institucionais, cujas informações contidas nos bancos de dados institucionais estão vinculadas”, afirmou o presidente da comissão, Klemmerson Gomes.

Segundo ele, o aumento do número de dados abertos disponibilizados pelo IF Sertão-PE pode trazer diversos benefícios. “Para a sociedade, como a ampliação da transparência e o empoderamento do cidadão, que passa a exercer de forma mais simples e direta a fiscalização sobre as instituições, e para a própria administração pública, como a economia de tempo e dinheiro nas respostas a pedidos de acesso à informação, a possibilidade de aperfeiçoar o gerenciamento dos dados institucionais e a reutilização de dados entre os órgãos públicos”, reforçou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome