HDM/Imip imuniza neste mês profissionais e colaboradores contra o sarampo

0

O Hospital Dom Malan (HDM)/Imip de Petrolina está vacinando este mês seus funcionários e colaboradores contra o sarampo. A imunização acontece em etapas e deve prosseguir até conseguir vacinar todos que estejam dentro da faixa etária.

A ação faz parte da quarta etapa de vacinação do governo federal, que abrange adultos entre 20 e 49 anos. Todos aqueles que correspondem ao perfil são orientados a tomar a dose extra da vacina. A população também deve procurar os postos de saúde para garantir a imunização. A campanha vai até o dia 31 de outubro em todo o país.

O sarampo é uma doença infecciosa grave e de alta transmissibilidade, causada pelo vírus Measles morbillivirus, que está em plena circulação no Brasil, assim como a Covid-19. A diferença é que existe uma vacina para prevenção, chamada tríplice viral, aplicada em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). “Independente de quantas doses já tenha tomado, é importante tomar outra, desde que não tenha sido nos últimos 30 dias. O objetivo é eliminar a circulação do sarampo no Brasil, que está em surto ativo”, esclarece a enfermeira do trabalho, Emanuelle Malvim.

Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano na rotina de vacinação dos serviços de saúde do país. Para viabilizar a estratégia de vacinação, foram enviadas 4,3 milhões de doses da vacina aos estados brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome