HDM é referencia na realização do exame de mamografia na região

0

No Hospital Dom Malan (HDM)/Imip, em Petrolina, foram feitas 2805 exames de mamografias no ano de 2015. Somente em janeiro e fevereiro de 2016, foram realizados 415 exames. A Unidade Hospitalar se destaca na prestação do serviço e atendimento do usuário. A cada ano os números demonstram um aumento gradativo da quantidade e qualidade do exame.

Para realizar o exame a paciente deve estar com a guia de encaminhamento ou pedido médico e procurar o ambulatório do HDM, de segunda a sexta, das 7h às 16h onde é realizado o devido agendamento. Depois de realizado, a entrega do laudo ocorre em aproximadamente uma semana.

O Mastologista do HDM, Carlos Gustavo Reis alerta sobre o câncer de mama. “Esta doença se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, atrás apenas do de pele não melanoma. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer, estima o diagnóstico de mais de 57.960 novos casos de câncer de mama para o ano de 2016”, afirmou.

Carlos Gustavo Reis, ressalva que o câncer de mama pode ser diagnosticado no exame da mamografia. “A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas. Porém a mamografia pode não evidenciar a doença presente, particularmente se as mamas forem densas, poderá demonstrar áreas suspeitas que possam não corresponder ao câncer. Nesses casos podem-se associar outros exames, como a ultrassonografia ou a ressonância magnética”, chama à atenção o médico.

Visita ao especialista

Ainda segundo o Mastologista, para realizar a prevenção dessa doença as mulheres devem visitar o especialista uma vez por ano, para a realização dos exames de rotina compatíveis com a idade. “Entre os 35 e 40 anos deverá ser feita a primeira mamografia, que servirá de base para avaliar as condições da mama e possibilitar exames comparativos futuros. Após os 40 anos, todas as mulheres devem se submeter ao exame de mamografia anualmente. Não há contraindicação para realizar a mamografia, apenas há uma ressalva para gestantes, que caso esta tenha uma lesão suspeita e realmente tenha que se submeter a uma mamografia deve ser usado protetor abdominal”, explica. “A paciente deve marcar a Mamografia uma semana após seu período menstrual, pois nessa fase as mamas ficam menos doloridas”, finaliza Carlos Gustavo Reis.(foto: Ascom HDM/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

2 × um =