HDM caminha para ser referência em ensino e pesquisa

por Carlos Britto // 06 de abril de 2011 às 07:54

Seguindo o exemplo do Recife, o Hospital Dom Malan (HDM) caminha, aos poucos, para se tornar referência na área de ensino e pesquisa – que juntamente com a assistência, compõem o tripé que dá sustentação à missão do Instituto de Medicina Integral Professor Antonio Figueira (Imip), o qual é responsável por gerir a unidade.

Os profissionais da instituição estão sendo estimulados a ingressar em cursos de pós graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e recebem todo o apoio para o desenvolvimento de suas pesquisas.

A pediatra Yuri Carvalho estuda diarreia aguda na infância e se mostra empolgada. “Vamos entrevistar os cuidadores das crianças menores de cinco anos atendidas no HDM e saber o quanto eles sabem sobre a doença e os cuidados que estão tendo com essas crianças”, justifica.

Outra pediatra, Paula Diniz, desenvolve sua tese de doutorado no campo da genética e realiza seu estudo no Hospital em parceira com o laboratório Lika/UFPE. Já o cirurgião pediátrico Sidney Lemos teve o seu trabalho sobre análise das alterações sofridas por fetos de ratas expostas a agrotóxicos apresentado em dezembro de 2010 na Universidade Federal de São Paulo (UFSP).

Atualmente, o HDM/Gestão Imip Hospitalar é um celeiro para o desenvolvimento de diversas pesquisas, incluindo várias dissertações do Mestrado Interinstitucional (Minter), resultante do convênio estabelecido entre o Ministério da Educação, o Imip e a Univasf.  “Participamos ainda de estudos multicêntricos”, diz a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães.“Acreditamos que a formação desses novos profissionais será uma mola propulsora para o desenvolvimento de novas práticas na nossa região, que se traduzem numa melhoria na qualidade na assistência”, conclui. (com informações/foto da assessoria)

HDM caminha para ser referência em ensino e pesquisa

  1. pedro galesi disse:

    Nunca defendi o IMIP,pois acredito que o mesmo tem relações extremamente perigosas com o ESTADO, mas o fato é que o IMIP traz uma forma de administrar que rompe com o clientelismo de baixo nível (contratar pessoas com indicação de políticos), usar doentes para conseguir votos e reduz muito o corporativismo cruel de médicos que só pensam em ganhar mais, mais e mais. O exemplo disto é que a UNIVASF já está quase desistindo de permanecer no Hospital de Traumas, por causa desta duas pragas.

  2. SOBREVIVENDO disse:

    Qdo candidato em 2008, o atual prefeitoprometia, se eleito, despachar de dentro do HDM, para poder solucionar os problema de saúde de Petrolina. Eleito, pouco andou no HDM, se é que andou. A situação do HDM piorou. O hospital esteve pertinho de fechar. Aí, o governo estadual tomou pra si a responsabilidade de gerir o HDM. Resultado: o HDM agora é referência. Quem sabe, sabe. Quem não sabe, diz o que não deve.

  3. Sanfranciscano disse:

    “Sobrevivendo”, você não contou a história inteira… faltou você dizer que o Estado de Pernambuco não cumpria suas obrigações constitucionais, relegando o município a sua própria sorte. Tinha o dinheiro mas não ajudava a saúde de Petrolina.

  4. Joao disse:

    Caro Carlos Britto,

    Quando veremos a publicação de post no blog, do não cumprimento da Lei que garante as gestantes a presença de acompanhante durante o seu trabalho de parto ???
    Quando a assessoria de comunicação do HDM / IMIP virá a público explicar o não cumprimento da lei??
    Taí uma boa matéria para o blog.

  5. Desconstruidor de Discurso disse:

    Sobrevivendo, certamente pq perdeu o cabide na prefeitura, esqueceu de dizer que o Estado joga 2 milhões no IMIP, 3 vezes mais do que o SUS mandava para Petrolina, e ainda manipula a imprensa local para calar frente a verdade. Mesmo assim, a gestão da saúde deve ser assim mesmo. Entregue a iniciativa privada, pois se depender dos servidores públicos… pode quadruplicar o salário…

  6. paulosouza disse:

    TUDO Q OIMP FACHADA PORQUE O SEC. DE ESTADO E O DONINHO TEM Q MOSTRA AS MENTIRAS, NUNCA PAGOU OS FUNCIONARIOS DA OUTRA GESTÃO Q ESTEVE NO HDM>>>>>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários