Há uma semana sem tomar remédios, paciente com hanseníase denuncia falta de medicamento em Petrolina

6

Os pacientes com hanseníase em Petrolina têm sofrido diante da falta de um medicamento essencial para o tratamento da doença, que é distribuído pela 8ª Gerência Regional de Saúde (GERES).  Sem a medicação, os pacientes acabam por interromper o tratamento, o que resulta em piora no quadro de saúde.

Este também é o drama vivenciado, há mais de uma semana, pela comunitária, Jucilene dos Santos de 42 anos, que há um ano precisa dos remédios para tratar a doença. Em denúncia enviada ao Blog, Jucilene que reside no bairro Mandacaru, conta que tem ido aos postos de saúde da cidade em busca da medicação, mas sem sucesso.

Os medicamentos para o tratamento da hanseníase são fornecidos via Sistema Único de Saúde (SUS) e, quando um está em falta, os demais não podem ser tomados sozinhos. Ainda segundo a comunitária, as informações repassadas pelas equipes de saúde são de que o medicamento estaria em falta em todo o Brasil. O blog já entrou em contato com a 8ª Gerência Regional de Saúde (GERES) para saber quando o remédio estará disponível aos pacientes e aguarda um posicionamento. (foto:ilustração)

6 COMENTÁRIOS

  1. BOM DIA CARLOS BRITO,MEU PAI ,UM IDOSO DE 82 ANOS ESTA PASSANDO PELO MESMO PROBLEMA,ELE FOI DIAGNOSTICADO COM HANSENIÀSE HA MAIS OU MENOS 2 MESES E ATE ESSE MOMENTO NÃO INICIOU O TRATAMENTO POR FALTA DO MEDICAMENTO.ENTREI EM CONTATO COM O SEINPE QUE É O ORGÃO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DAS DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS AQUI NA CIDADE MAIS AS RESPOSTAS SÃO DESANIMADORAS,NÃO SABEM QUANDO O MEDICAMENTO VAI CHEGAR.ENQUANTO ISSO AS PESSOAS VITIMAS DESSA DOENÇA PASSAM POR MOMENTOS DE AFLIÇÃO,JÁ QUE SEM O TRATAMENTO A TENDENCIA E SÓ PIORAR.ENTÃO EU PEÇO PRA QUEM FOR RESPONSÁVEL POR ESSES MEDICAMENTOS QUE SE MOVA E VÁ ATRÁS DE TENTAR RESOLVER

  2. Grata, Carlos Brito por postar. Estou aguardando uma resposta ansiosamente. Essa senhora está precisando de ajuda. Tem crianças em casa e teme passar a doença para elas, por falta do tratamento. Ela está com outras sequelas. Precisamos ajudar o nosso semelhante.

  3. Mas a pouco tempo atrás órgãos públicos estavam fazendo campanha de combate a hanseníase, o que será que ouve? Ou é porque a doença da moda atual é o Covid19? Saúde é de responsabilidade de governos e, pagamos caro por isso, cadê as pessoas de direitos humanos e defensores dos idosos para CRIMINALIZAR os Gestores. É um SEMELHANTE nosso, que está padecendo por irresponsabilidades de gestores, fiquem atentos, esse ano tem eleição para que possamos escolher melhor nossos gestores.

  4. Aqui em Campo Formoso-BA, já não teremos este mês também a medicação. Segundo o que nos informaram, o problema é no Estado inteiro, e que a OMS não estaria “liberando” medicamentos…
    Na verdade, os pacientes ficam sem ter a quem recorrer e o tratamento interrompido só traz prejuízos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome