Governo de Pernambuco inicia campanha por respeito à população transsexual

0
Foto: reprodução

O Governo de Pernambuco iniciará nesta quarta-feira (29) a Campanha ‘Do Seu Jeito’, em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. O objetivo é percorrer instituições públicas e privadas, além de espaços de lazer e turismo, conscientizando a população sobre o respeito à identidade de gênero e à cidadania das pessoas transexuais, além de reafirmar o direito ao nome social.

A ação, que vai se estender por todo o ano, começa as atividades visitando as 29 Agências do Trabalho de Pernambuco, numa parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação. Para o primeiro dia, as equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) vão até as unidades localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR). A atividade começa às 6h30, na unidade da Boa Vista.

A atividade segue até o meio dia e vai orientar os servidores das unidades, adesivando em murais e nos banheiros etiquetas pontuando informações sobre a importância do respeito à população trans e sobre o direito ao nome social.

De acordo com o secretário estadual da SDSCJ, Sileno Guedes, a ação vai gerar reflexão sobre a importância de dar visibilidade e reconhecer as pessoas transsexuais enquanto cidadãs. “A campanha tem como foco conscientizar a sociedade, mas nosso objetivo principal é ressaltar a importância de todas as instituições, sejam elas públicas ou privadas, investirem na inserção educacional, formação profissional e promoção da cidadania das pessoas trans, um público que muitas vezes é posto em situação de vulnerabilidade social pela discriminação familiar e social“, destaca o gestor.

Mercado de trabalho

A secretaria executiva de Segmentos Sociais, da SDSCJ, Laura Gomes, explica que a campanha iniciará nas Agências do Trabalho justamente para que haja a compreensão de que é preciso discutir e solucionar a falta de diversidade no mercado de trabalho. “É necessário que haja urgentemente uma reparação dos déficits educacionais e uma maior inserção profissional da comunidade LGBTQI+ como todo. As equipes de trabalho ainda são pouco diversas e precisamos esclarecer a importância social que é investir na pluralidade, e por isso iniciamos a campanha nas Agências do Trabalho, para reiterar a importância de dar oportunidade e incluir essas pessoas no universo corporativo“, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome