Governo de Pernambuco cria selo para retomada de grandes eventos

por Carlos Britto // 23 de agosto de 2021 às 15:30

Foto: Hélia Scheppa/SEI

O Governo de Pernambuco publicou, nesta segunda-feira (23), as regras para empresas e startups de tecnologia que desejarem participar do projeto ‘Passe Seguro PE’, que pretende se tornar protocolo para a retomada de grandes eventos com participação de público no Estado, proibidos desde o início da pandemia de Covid-19. O selo tem como objetivo gerar certificação digital para acesso “seguro e rápido” aos eventos. 

Empresas e startups de tecnologia foram convidadas para desenvolverem ferramentas que verifiquem as informações sobre o esquema vacinal e testes de RT-PCR negativos, além de inibir fraudes com a criação de carteira digital e QR code. Essas propostas poderão ser entregues ao governo a partir desta segunda-feira.

Os protocolos para a realização de eventos-testes com o retorno do público já estão sendo discutidos com os setores envolvidos, de acordo com o governo. Uma comissão formada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), da Vigilância Sanitária e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) será responsável para aprovação do projeto. 

Em seguida, as ferramentas serão disponibilizadas no mercado para que produtores utilizem quando o governo autorizar a realização de eventos de grande porte. Com o selo, vai ser possível verificar exames de Covid-19 negativos, com base nos laboratórios, e exames de IGG positivos.  E com a verificação antecipada de veracidade e autenticidade, o governo pretende reduzir a aglomeração e o tempo de permanência nas filas para a entrada nos eventos. Os detalhes podem ser conferidos no site do governo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *