Governo de Pernambuco compra mais 79 respiradores para ampliar novos leitos de UTI na Capital e Interior

0
Foto: divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu, na tarde desta segunda-feira (8), mais 79 respiradores comprados pelo Governo de Pernambuco, num investimento de R$ 3,5 milhões. Os novos equipamentos recebidos hoje serão enviados, nos próximos dias, para unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife e Interior, possibilitando a abertura de novos leitos de terapia intensiva em todo o Estado.

Nas próximas semanas, a SES ainda vai receber outros 150 ventiladores já comprados pelo governo do Estado. No ano passado, para enfrentar a crise do novo coronavírus (Covid-19), a gestão já havia adquirido outros 365 respiradores mecânicos.

Além disso, levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final de 2019, apontou que Pernambuco já tinha, antes da pandemia, a 8ª melhor proporção de respiradores por habitantes do país e mais de 75% destes aparelhos estavam em funcionamento na rede pública.

UTIs

Começaram a funcionar nesta segunda (08/03) mais 10 leitos de terapia intensiva no Hospital Memorial Guararapes, no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. As vagas estão sendo disponibilizadas a partir de contratualização com o serviço, que já tinha aberto, na última sexta (05/03), outras 10 UTIs. Com isso, a rede estadual já conta com 2.074 leitos, sendo 1.068 de terapia intensiva.

A expectativa é que, ainda hoje, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa também transforme 10 leitos de enfermaria em 10 vagas de UTI. Nos próximos dias, ainda estão previstos mais 30 leitos de UTI nos hospitais do Tricentenário (20 vagas), em Olinda, e Santa Maria, em Araripina (10), no Sertão do Araripe. Além disso, até o final da semana, mais vagas de terapia intensiva Alfa devem ser colocadas em operação. Em relação aos leitos de enfermaria, entraram em funcionamento nos últimos dias 14 leitos no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife, e 20 no Hospital Santa Maria, em Araripina.

A secretaria estadual de Saúde ainda está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

5 × cinco =