Governo de PE envia resposta sobre fechamento de leitos em Petrolina

por Carlos Britto // 04 de novembro de 2021 às 15:30

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Após o Blog solicitar esclarecimentos da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) sobre o fechamento de 50 leitos para tratamento da Covid-19 em Petrolina, a pasta informou que analisa, permanentemente, os dados da Covid-19 em todas as regiões do Estado e que tem pautado suas ações de acordo com o cenário epidemiológico.

A pauta foi levantada pelo vereador de Juazeiro (BA) e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Dr. Salvador (PCdoB), que enviou uma solicitação à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para pedir esclarecimentos. Segundo ele, esses leitos pertenciam à Rede Pernambuco-Bahia (PEBA) e, sem eles, os pacientes de Juazeiro e regiões vizinhas ficaram desassistidos.

No entanto, a SES-PE declarou que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas desde o início da pandemia para garantir as necessidades da população. Sobre a desmobilização de leitos, ressaltou que está realizando esse processo em todo o Estado, mas sempre pautada nos dados epidemiológicos e na necessidade de reconversão para atender as demandas de outras patologias.

A nota destacou ainda que a Rede PEBA regula mais de 110 leitos intermediários e mais de 130 de UTI para os pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) da região, com ocupação de 21% e de 48%, respectivamente. Ou seja, a maior parte dos leitos destinados para os casos de SRAG suspeitos ou confirmados para a Covid-19 estão  desocupados.

Por fim, a SES-PE reiterou o compromisso com a assistência dos pacientes da Rede PEBA e disse que se mantém aberta ao diálogo com todas as esferas de poder e a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *