Gonzaga Patriota apela a ministro Paulo Guedes para manter agência da Receita Federal em Salgueiro

por Carlos Britto // 30 de abril de 2019 às 20:00

Foto: divulgação

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) aproveitou o discurso proferido na tarde de hoje (30), na Câmara Federal, em homenagem aos 155 anos de emancipação política de Salgueiro (PE), no Sertão Central, para fazer um apelo ao Ministério da Fazenda. O parlamentar quer que a Agência da Receita Federal (RF) seja mantida na cidade.

Quero parabenizar minha querida Salgueiro, que hoje completa 155 anos de história. Quero também fazer um apelo em nome do povo de Salgueiro, ao ministro da Fazenda, Paulo Guedes, ao secretário da Receita Federal e ao Comitê de Governança Institucional (CGI) da Receita Federal do Brasil, para manterem a Agência da Receita Federal de Salgueiro ou transformá-la, pelo menos, em Posto da Receita Federal, e não extingui-la. Vamos lutar para manter a nossa cinquentenária Receita Federal Zé Popô, em Salgueiro“, comentou.

O socialista ainda fez alguns questionamentos. “No caso de fechamento da Agência da Receita Federal de Salgueiro, que atende o contador que tem entendimentos e, apesar dos serviços online, alguns de solução presencial, qual é a agência que vai atender? Serra Talhada? Ou Salgueiro vai ficar subordinado à Ouricuri? São 100 quilômetros de distância, cada uma dessas cidades. E o usuário da zona rural? Totalmente leigo, com dificuldade em resolver questões relacionadas ao CPF e ITR, dentre outros, vai ter que se deslocar para esses municípios distantes. Isso só atrasa as dificuldades dessa gente, não é humano nem moderno“, avaliou.

O CGI da Receita deliberou uma nova reestruturação do órgão, estabelecendo que delegacias com até 100 servidores sejam transformadas em agências; e agências com até 5 servidores serão extintas ou transformadas em postos de atendimento. A estrutura da nova RF Nordeste pretende extinguir dentre outras, a Agência de Salgueiro. A Coletoria Federal Zé Popô foi inaugurada nos anos 60, quando Salgueiro começou a disparar como a Capital do Sertão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários