Garibaldi vai devolver gastos com avião da FAB. Presidente do Senado muda de ideia e garante que também ressarcirá União

8

garibaldi/FotoAgência Brasilrenan/Foto: Agência BrasilA Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, irá ressarcir o erário com os gastos com o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que o transportou para assistir à final da Copa das Confederações, no Rio de Janeiro. A Secom não informou o valor que será ressarcido aos cofres públicos.

O caso foi revelado na edição de sexta-feira (5) do jornal “Folha de S.Paulo”. Segundo o jornal, o ministro usou um jato da FAB para o levar ao Rio de Janeiro, onde acompanhou a partida final entre Brasil e Espanha no Maracanã. O Brasil se consagrou campeão do torneio após uma vitória de 3×0 sobre os espanhóis.

Um decreto de 2002 que dispõe sobre o transporte de autoridades em aeronaves da Aeronáutica, prevê a utilização dos jatos em três casos: por motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente.

O ministro é primo do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que se aproveitou de outro avião da FAB para levar familiares para assistir ao jogo da seleção brasileira. O presidente da Câmara também disse que irá reembolsar a União.

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), recuou e anunciou no início da tarde de ontem que vai devolver R$ 32 mil aos cofres públicos decorrentes do uso de avião oficial para ir ao casamento da filha do líder do PMDB na Casa, Eduardo Braga (AM). A viagem foi revelada em reportagem dl Folha, na quinta (4).

Renan inicialmente havia justificado que, quando se vale de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar, o faz por ter direito a “transporte de representação”. Segundo ele, o presidente do Senado, o presidente da República e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) gozam desse direito por serem chefes de Poder. “Claro que não”, respondeu ontem, ao ser questionado se iria ressarcir os cofres públicos.

Reunião

Na sexta, em entrevista após chegar do Palácio do Planalto de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Senado não explicou o motivo pelo qual decidiu, agora, devolver os recursos do voo. Pouco depois, em nota, a assessoria de imprensa do presidente do Congresso informou que Renan vai devolver os recursos referentes a trechos de Maceió para Trancoso, no litoral baiano, para o casamento da filha de Braga no dia 15 de junho e, na madrugada do dia 16, Renan saiu de Trancoso para Brasília.

Na quarta (3), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também informou que iria devolver aos cofres públicos R$ 9,7 mil por ter levado a família em avião da FAB para ver a final da Copa das Confederações. O valor foi calculado pela assessoria do deputado, tendo como base o preço médio de passagens de ida e volta entre Natal e o Rio de Janeiro. (Fonte: Portal MSN/Agência Estado)

8 COMENTÁRIOS

  1. BRAVO! OS MANIFESTANTES ESTÃO DE PARABÉNS! SÓ POR CAUSA DE VCS QUE ESSE TIPO DE AÇÃO POLÍTICA ESTA ACONTECENDO. CHEGA DE CORRUPÇÃO! ESSES MALFEITORES DA NAÇÃO TEM QUE SEREM PUNIDOS. QUER DIZER QUE OS AVIÕES DA FAB TEM TAMBÉM A ATRIBUIÇÃO DE SERVIR POLÍTICO? NÃO SABIA DESSA NÃO, ESSE POVO JÁ GANHA TANTO DINHEIRO. NO BRASIL O MELHOR EMPREGO É A POLÍTICA. MÁS ESSA MAMATA VAI ACABAR. O GIGANTE ACORDOU, ESTÃO SEGUINDO O EXEMPLO DAS NAÇÕES CIVILIZADAS, APRENDERAM A PROTESTAR.
    QUERO SÓ VER QUANDO AQUI EM PETROLINA, OS POLÍTICOS TIVEREM QUE DAR EXPLICAÇÕES TAMBÉM. A EXEMPLO DO SUPERFATURAMENTO DO SÃO JOÃO.
    RENAN CALHEIROS É DE UM MAL CARÁTER SEM TAMANHO, PRIMEIRO DIZ QUE NÃO PAGA, DEPOIS QUE VIU O COLEGA MOZARILDO DEVOLVENDO O DINHEIRO DA NAÇÃO REFERENTE AOS GASTOS COM PASSAGENS, ELE RESOLVE FAZER O MESMO, PASMEM ESSE RENAN É O PRESIDENTE DO SENADO, É AQUELE MESMO QUE TEVE DE RENUNCIAR ESSE CARGO A UM TEMPO ATRÁS DEVIDO A COISAS ERRADAS, COLLOR TAMBÉM É SENADOR, A FILHA DE JOSÉ SARNEY TEM UMA APOSENTADORIA AFORTUNADA. O SARNEY É SENADOR, ESSE É O MESMO QUE QUANDO ACABOU A DITADURA QUE O TANCREDO MORREU MISTERIOSAMENTE NO DIA DA POSSE, ELE ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, E COM ISSO FEZ FORTUNA. TENHO PENA DOS NATIVOS DE REGIÕES DO MATO GROSSO E DO MARANHÃO QUE FORAM EXPULSOS DE SUAS TERRAS PARA DEICHAREM SUAS TERRAS PARA “FAZENDEIROS” SE APOSSAREM DO QUE ERAM DONOS.

    MANIFESTAÇÃO SIM, TEM QUE DAR UM BASTA NESSA CACHORRADA.

  2. Henrique Alves, Garibaldi Alves e Renan Calheiros e uma VERGONHA NACIONAL. Estes treis vagabundos deveriam ser banidos , da vida publica!!!!Como ja dizia Dep. Cidinha Campos(competencia nacional), lugar de bandido, canalha, corrupto e na cadeia. Nao sei onde iremos parar, com tanta safadeza acontecendo Brasil afora, que nos nao temos conhecimento. O pouco que sabemos esta assim, imagina o que esta enrrustido entao.
    CAVEIA NELES, esses vagabundos.

  3. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira (4) que não vai ressarcir os cofres públicos por ter utilizado avião oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir ao casamento da filha do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) em Trancoso, na Bahia.

  4. é por isso que briga prar chegar o poder de ser ministro ou presidente das casas do senado e federal prar ter toda mordomia do mundo até plano de saúde prar familia que vergonha.
    cadê a presidente dilma mostra pro brasil prar que veio.
    manda esses vagabundo devolver o dinheiro na frente dos brasileiro e depois colocar esses bandidos atras das grades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome