Futebol de Petrolina: Do passado glorioso à insignificância do presente

por Carlos Britto // 30 de outubro de 2014 às 16:00

estadio paulo souza/Foto reprodução InternetAs expectativas que pairam sobre o futebol amador e profissional de Petrolina são sombrias como nunca antes.

Os dois principais clubes profissionais da cidade, Petrolina e 1° de Maio – que já disputaram com dignidade a elite do Campeonato Pernambucano. A Fera Sertaneja chegou a ficar entre as quatro melhores equipes da competição, o que lhe garantiu uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro num passado bem recente.

Hoje vivem em dificuldades. Em tudo. E a culpa é de todos: desde dirigentes desastrosos, passando pela falta de apoio do empresariado local até a falta de visão do poder municipal em perceber que futebol gera receita e dá visibilidade. Que o diga o Salgueiro, em pleno Sertão Central, ou os clubes da vizinha cidade (Juazeiro e Juazeirense).

Times de um passado recente, a exemplo de Palmeiras, América e Caiano – que lapidaram grandes talentos, sobretudo na década de 70 e início dos 80 – viraram ‘lendas’ futebolísticas em Petrolina. O futebol local parece caminhar para o abismo. Na cidade até tem quem queira comprar essa briga. Mas só boa vontade é pouco. É preciso mais. É preciso um conjunto de forças para evitar essa tragédia anunciada.

Futebol de Petrolina: Do passado glorioso à insignificância do presente

  1. Marcos Antonio disse:

    Muito triste a situação do futebol de Petrolina. Revoltante o descaso por parte da Prefeitura Municipal e por parte do empresariado da região. Futebol também é cultura, é inclusão social, é alegria, é fonte de renda…

    1. Marcos Antonio pereira disse:

      Amigo esses diretores do Petrolina só pensão em desviar o dinheiro que os empresarios investiam no clube, o Salgueiro é prova disso, por que com muito menos dinheiro sempre tem um grande time.

  2. Francisco disse:

    A cidade de Petrolina já teve craques para jogar em qualquer time do Brasil. Podemos citar: O NEI, FURINA, EGIDIO, GILVAN, GILMAZINHO, RIBEIRO. O Flamengo do Rio de Janeiro jogou aqui e foi 2 a 2. O Flamengo com Zico e tudo mais.

  3. Marcos Antonio pereira disse:

    Tem que ter é gente que leve a coisa a serio, só pensão em lavar dinheiro, olhem pros jogadores da copa da integração, tem muitos bons lá.

  4. diego disse:

    Falta iniciativas do poder publico e parcerias com o empresariado e profissionais e dirigentes competentes

  5. Falta pessoas competentes disse:

    Num tinha um projeto que destinava 300.000,00 mensal para o time do Petrolina?
    KD Ronaldo Silva que esqueceu o time?
    Ou sera que Ronaldo Silva só usou o time para se eleger?
    Sera que são os empresários que não investe ou na verdade eles nao confia nesses mal gestores?

  6. Triste disse:

    E o prefeito que ta aí queria vender o estádio,maior prova que ele não gosta de futebol, oito anos sem futebol, se tivesse terceiro mandato, simpatizantes do futebol só na TV

  7. leo disse:

    É AMIGOS! SINTO MUITA FALTA DOS JOGOS AOS DOMINGOS! É UMA PENA QUE O NOSSO FUTEBOL É POLITICA TAMBEM. TEM QUE SURGIR ALGUMA INICIATIVA QUE PROFISSIONALISE O FUTEBOL EM PARCERIA COM A PREFEITURA.

  8. rui2 disse:

    se tiver uma diretoria, seria, representativa e de alto valor moral, da para montar um time bom competitivo. é simples procura parceria com clubes sólidos exemplo ( grêmio, internacional, cruzeiro, atlético, de minas e o do parana) o que acontece eles emprestam jogadores pois tem muitos atletas pagando os salários e ainda mandam dinheiro em troca de alquma revelação. que possa surgir. em contrapartida exigem uma preparação atlética adequada para darem sequencia no futuro. como em petrolina existem pessoas de todos os estados os diretores de alqum clube que se habilitarem pediram detalhes a residentes daqui conhecidos deles sobre os diretores do clube parceiro ai que é importante o comentário citado acima

  9. souza disse:

    amigos, quando eu ganhar na loto tomarei conta da fera sertaneja. e farei o que rui falou, para que possamos sorri e chorar aos finais de semana

  10. ROSE ALENCAR disse:

    COM ESTE SECRETÁRIO DE ESPORTES QUE AI ESTÁ É DECADÊNCIA TOTAL. NÃO SABE FAZER UMA TABELA,NÃO TEM PROJETOS.QUEM FAZ TUDO ISTO É UM PROFESSOR EFETIVO DE EDUCAÇÃO FISICA. QUE ATUA COMO DIRETOR.PORÉM OS MÉRITOS VÃO PARA ESTE SECRETÁRIO. O SERVIDOR SE CARREIRA REALMENTE nÃO É VALORIZADO.. .

  11. ROSE ALENCAR disse:

    RESPONSAVEL PELA FERA SERTANEJA AINDA HOJE DEVE 600.00 REAIS AO MEU MANO: RONILSON ALENCAR. ESTE COITADO NÃO GANHA = NEM PARA PRESIDENTE DE BAIRRO.

  12. ROSE ALENCAR disse:

    DEMARZINHO FAZ MUITA FALTA !!!

  13. NONATO disse:

    Nada era tão emocionante que assistir uma final de Caiano e America nos velhos tempos. E claro eu era Caiano doente.

  14. Jaílson Nunes Barros disse:

    Tive o prazer de ver grande jogadores de Petrolina , craques que ficaram perdidos na história do nosso futebol.Eram profissionais e não sabiam! Jibi, Furina, Gilmar Santos, Silva, Vavá, Ney, Ivo Pipoca, Zezinho, Charles, Joãozinho, Pelezinho, Carlos Alberto, Godofredo, Davi, Nego Jorge, Daniel , UI do do 1 de maio, Bibi e outros!! Obrigado por nos proporcionar grandes espetáculos!!!!

  15. jose de siqueira monteiro disse:

    A cidade naquela epoca fariam tres ou quatros times tranquilamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários